Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou, na segunda-feira (7), no município de Nioaque, das primeiras ações para lançamento, no interior do Estado, do Plano Safra da Agricultura Familiar 2017/2020, elaborado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
Outras três ações estão previstas para os dias 9,10 e 11 de agosto, nas cidades sul-mato-grossenses de Glória de Dourados, Água Clara e Rio Verde de Mato Grosso, respectivamente. Pelo interior do Estado as ações são coordenadas pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário do Mato Grosso do Sul (DFDA-MS).
Para o diretor da Agraer, Enelvo Felini, o evento é uma oportunidade de levar para os municípios as informações sobre os créditos que o Governo Federal tem para oferecer. “Com investimento, os agricultores poderão, por meio de bons projetos, produzir mais, gerar emprego, desenvolvimento e aumento da renda na região”, comemora.
O Plano Safra 2017/2020 foi lançado nacionalmente no final de maio deste ano, com o objetivo é auxiliar os agricultores familiares a produzirem cada vez mais e melhor. A medida reafirma o compromisso do Governo Federal na ampliação da produção de alimentos e garantia de crédito mais barato para aqueles que produzem a comida que chega às mesas das famílias brasileiras.
Segundo Dorival Betini, delegado da DFDA-MS e representante da Sead no Estado, os lançamentos regionais buscam, entre outras coisas, orientar os agricultores familiares sobre o acesso ao crédito, através do Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. “Acredito que, quando finalizarmos essas reuniões, teremos alcançado o nosso objetivo”, afirma Betini.
Atividade em Nioaque
Anfitrião do primeiro dia, o prefeito Valdir Júnior conta que o município de Nioaque é pequeno e carente, sendo que a economia local é basicamente a agricultura familiar. “Temos mais de dez assentamentos da reforma agrária, quatro aldeias indígenas e quilombolas, além de vários sítios e chácaras, o que representa 60% da população residindo em propriedades rurais”, diz Valdir, ressaltando a importância do lançamento do Plano Safra no município. “Esse conjunto de políticas atende diretamente ao pequeno produtor e o nosso objetivo de estruturar cada vez mais essas famílias”, afirma o prefeito.
Mato Grosso do Sul
De acordo com o último Censo Agropecuário, os estabelecimentos da agricultura familiar correspondem a 63% dos imóveis rurais do estado. A atividade também é responsável por 46% das ocupações no meio rural. Dentre os destaques da produção sul-mato-grossense estão a mandioca, (77%), seguida por café (68%), além de feijão e leite (56%). O Censo também indica que 14% do valor bruto da produção agropecuária estadual vêm da agricultura familiar.
Fotos: Néia Maceno