Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) estará presente dentro da programação de mais uma edição da Dinapec – Dinâmica Agropecuária, da Embrapa Gado de Corte, na Capital. Por conta dessa parceria o diretor-presidente André Nogueira participou do lançamento da edição 2018 do evento, promovido nesta quarta-feira (7), na sede da Casa Rural, na Famasul.
A solenidade contou, também, com a presença do governador do Estado Reinaldo Azambuja, o superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta, que na ocasião representou o secretário Jayme Verruck, e o presidente da Famasul, Maurício Saito.
Realizada anualmente, a Dinapec é uma vitrine de tecnologias que visa promover o intercâmbio de conhecimento entre técnicos, produtores, pesquisadores e acadêmicos, dispostos a conhecer as modernas soluções desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os mais deferentes sistemas de produção.
Um evento que do ponto de vista do governador Reinaldo Azambuja contribui para a segurança produtiva do Estado e com a manutenção da economia brasileira. “Se hoje vamos ultrapassar em Mato Grosso do Sul as barreiras dos 20 milhões de toneladas produzidas de grãos devemos esse resultado aos trabalhos de pesquisa e difusão de incremento de novas tecnologias – que dão estabilidade, segurança, conservação e sustentabilidade ao setor produtivo”.
Em 2018, o evento chega a sua 13ª edição, entre os dias 7 e 9 de março, na Embrapa em Campo Grande (MS). O tema deste ano é Agropecuária de Baixo Carbono e nos 35 hectares da feira o visitante encontrará tecnologias para uma produção integrada e sustentável, capazes de contribuir com a redução dos gases de efeito estufa (GEE).
Na ocasião, o chefe geral da Embrapa Gado de Corte, Ronney Robson Mamede, destacou a importância das parcerias com o executivo estadual para a realização da Dinapec. “Aproveito para agradecer o governo do Estado através da Agraer, Iagro, Semagro e Fundect por nos auxiliar de diferentes formas e tornar esse evento possível. Muita coisa boa nos espera nesta edição da Dinapec”.
Para o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, a Dinapec é um evento consolidado que proporciona bons trabalhos entre a Embrapa e a Ater pública sul-mato-grossense. “O evento não enfoca o pequeno, o médio e o grande produtor. A Agraer com instituição de assistência técnica e extensão rural tem o foco voltado à agricultura familiar. Ter um evento na Capital que dê enfoque às tecnologias possíveis ao pequeno produtor é de extrema relevância. Isso sem mencionar que nossos técnicos estarão atuando dentro da programação da própria Dinapec e terão a oportunidade de conversar com outros profissionais do meio produtivo. É um ganho para todos”,
É esperado um público de três mil participantes durante os três dias de Dinapec. A programação incluirá 11 roteiros tecnológicos, 15 oficinas, além de palestras que abordarão os mais diferentes assuntos: como sistemas integrados de produção agrícola, manejo de pastagens, produção de novilho precoce, produção de soja em áreas de pastagens, fertilidade do solo, pecuária leiteira com qualidade, dentre outros. As atividades são oferecidas gratuitamente.
Outro ponto de atenção deste ano é a segunda edição do Dinapec Kids voltado ao público infantil. Em 2017, foram 400 alunos do 4º ao 5º ano do ensino fundamental que participaram das atividades. Tudo para despertar o interesse das futuras gerações para o meio agrícola e científico.
Além do tema de teor sustentável, a Dinapec deste ano também traz outra questão de suma importância para o evento, a participação do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social a partir de agora. Haverá, inclusive, a participação de representantes da instituição financeira durante as atividades.
Sobre a Dinapec – A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedesc), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (Fundems).
Apoiam também a iniciativa a Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede ILPF, Geneplus, Tramasul, Coimma, Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), Sistema Brasileiro do Agronegócio, Agrobrasil TV e DBO. O patrocínio é da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), do Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com realização da Embrapa e Sistema Famasul.
Texto: Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Chico Ribeiro (Segov/SubSecom) e Kelly Ventorim (Semagro)