Campo Grande (MS) – Alavancar o desenvolvimento do Estado e oferecer segurança jurídica para os municípios e, principalmente, proprietários na área urbana e rural. É com essa missão que a Frente Parlamentar de Regularização Fundiária iniciou seus trabalhos pelo interior sul-mato-grossense com a Primeira Audiência Pública, no município de Juti. A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) marcou presença no evento, promovido na Câmara Municipal de Vereadores, através da atuação do diretor-presidente André Nogueira.
“Foi uma reunião de trabalho de extrema importância, porque aprofunda o conhecimento da população sobre as leis que rege o assunto e ainda permite essa roda de debate em que autoridades e sociedade civil”, afirma o dirigente da Agraer.
O encontro foi coordenado pelo presidente da Frente Parlamentar, deputado estadual, Renato Câmara, e, ainda, contou com a participação de autoridades, especialistas e os moradores da cidade que puderam discutir questões acerca da regularização de seus imóveis.
Regularização
Juti, como vários municípios do interior do Mato Grosso do Sul enfrenta problemas para a regularização fundiária, tanto na área urbana, quanto na rural. De acordo com a prefeita esse é um importante passo para o desenvolvimento da cidade e para a resolução de antigos problemas que os moradores enfrentam. “Vamos juntos chegar a uma solução. Sabemos que a lei é nova e ainda tem muitos debates para acontecer, mas não estamos de braços cruzados. Estamos trabalho para, da maneira correta, resolver a questão da regularização do nosso município”, afirmou a prefeita Laka.
Após palestras ministradas pelos representantes da Agência de Desenvolvimento Agrário (Agraer) e da Regularização Fundiária Urbana (Reurb), os moradores que compareceram em peso na Câmara Municipal, puderam expressar suas dúvidas e debater o tema.
“Para nós esse evento é muito importante, já faz muito tempo que encontramos dificuldades para obter informações e regularizar a nossa situação. O deputado Renato Câmara hoje é uma pessoa que tem se disponibilizado para solucionar esses problemas e eu tenho certeza que vamos conseguir as informações que precisamos”, afirma Rosana Lima, agricultora familiar.
Na oportunidade do encontro, também foi apresentado o Manual da Regularização Fundiária Urbana, lançado recentemente no dia 2 de março.
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer