O servidor da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), José Miranda da Fonseca participou como jurado da etapa municipal do 1º Desafio Estadual das Merendeiras, promovido pelo Sebrae/MS, na praça de eventos, em Porto Murtinho. O evento teve a participação da nutricionista do município Rosana Farias e da Secretária de Educação, Rita Padilha.
O objetivo do desafio é incentivar o uso de produtos da Agricultura Familiar em receitas da merenda escolar, estimulando a alimentação saudável. Durante a etapa municipal, a cidade recebeu uma oficina preparatória e a disputa ocorreu entre as merendeiras locais. Foram premiados os três primeiros lugares e a campeã Lucimar Vargas do Nascimento segue classificada para a etapa estadual com o prato purê de abóbora com carne seca e ratatouille de legumes.
“A participação da Agraer neste evento demonstra a força da instituição nas políticas públicas para o melhoramento da renda familiar e desenvolvimento local no tocante à Agricultura Familiar, na produção para merenda escolar através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), com a nossa participação no atendimento desde o plantio até a comercialização. E como jurado me sinto honrado em fazer parte deste processo”, pontuou José Miranda.
A etapa estadual do desafio com a premiação das três primeiras finalistas acontecerá no próximo dia 24 de junho, na capital, em parceria com o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os participantes serão divididos em dois grupos e irão preparar as receitas e apresentá-las à um comitê composto por cinco avaliadores, entre eles, Rafa Gomes – chefe campeão da edição de 2018 do programa MasterChef, transmitido pela Band; juntamente com chefes destaques em Mato Grosso do Sul, como Arthur Coelho e Marcílio Galeano.
Participam da seleção final representantes de Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Porto Murtinho
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva