O diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) André Nogueira Borges e a Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer e também Diretora do Consepa no Centro-Oeste Ana Cristina Araújo Ajalla estiveram em Foz do Iguaçu na última quinta-feira (5) participando da 57ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação Brasileira das Entidades Estaduais da Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) em conjunto com o Conselho Nacional das Entidades Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Consepa).
As discussões estão gerando em torno do modelo de assistência técnica e extensão rural, juntamente com a necessidade de ter um plano estratégico de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os Estados e buscar orçamentos principalmente para custeio e reestruturação das empresas e autarquias.
O presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães, enalteceu a importância dos trabalhos das autoridades presentes para a melhoria da extensão rural nacional e discorreu sobre a importância deste encontro, que congregou, pela primeira vez, as 27 entidades associadas à Asbraer.
Articulação com o Governo Federal
O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério da Agricultura (DATER/MAPA), Pedro Arraes, e o diretor Técnico da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Benjamin Maranhão, contemplaram a assembleia e falaram dos ajustes nos órgãos e perspectivas de programas e projetos de governo para 2020.
O diretor técnico da Anater também apresentou os objetivos estratégicos da instituição desenvolvidos na gestão do presidente Ademar Silva e afirmou que acredita que a Anater deve tratar a Ater pública com prioridade, para isso é necessário pleitear recursos. “Eu acredito que devemos dar prioridade à Ater Pública. Para isso, é necessário haver um trabalho político para buscar recursos para a Ater”, afirmou.
O fechamento da Assembleia da Asbraer conta ainda com visita técnica ao Show Rural, evento agropecuário realizado na cidade de Cascavel e à Usina de Itaipu.