A Frente Parlamentar do Leite na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promoveu, na última semana, I Encontro de Produtores de Leite Rota Sul – Fronteira, realizado durante a Ponta Agrotec, em Ponta Porã. Neste evento, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), uma das 23 entidades que integram a frente parlamentar, participou do encontro com o propósito de ouvir e mediar propostas dos produtores de leite da região.
O médico veterinário Arnaldo Santiago Filho e o zootecnista José Carlos Gasperoni de Oliveira, da Agraer, mediaram as discussões dos participantes e organizaram as propostas de 60 produtores de leite do estado para apresentar ao deputado estadual Renato Câmara – coordenador da frente parlamentar.
“Iniciado a partir desse evento em Ponta Porã, esses debates devem ser levados às demais regiões do estado. Trata-se de um momento para troca de experiências e discussões entre os produtores de leite, os agentes da cadeia produtiva, o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa”, destacou o zootecnista José Gasperoni.
A dinâmica do evento foi a formação de grupos de produtores para discussões sobre os problemas, fraquezas e entraves da pecuária leiteira na região sul e a proposição por parte dos produtores de medidas, projetos e ações por parte dos diversos setores público e privado para que estes sejam sanados ou minimizados.
Nutrição, genética, qualidade do leite, mercado, crédito e financiamento, infraestrutura e logística que foram alguns dos temas debatidos pelos produtores e apresentados ao público presente.
Texto: Fládima Christofari, Agraer
Fotos: José Carlos Gasperoni, Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva