Agraer participa de abertura da Semana Estadual dos Povos Indígenas

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, abril 26, 2016 as 10:12 | Voltar

Campo Grande (MS) – Dentro das celebrações ao Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril, e com o objetivo de propor uma reflexão sobre a realidade indígena na contemporaneidade, foi dado início, na noite de segunda-feira (25), a programação da Semana Estadual dos índios 2016, ação promovida pelo governo do Estado. A solenidade de abertura foi realizada na Morada dos Baís, centro da Capital.

Com ações voltadas para a agricultura familiar das comunidades étnicas, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) marcou presença na cerimônia através do seu dirigente, o diretor-presidente Enelvo Felini. “Recentemente, a Agraer em parceria com a Sedhast [Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho] tem atuado através do Proacin [Programa de Apoio as Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul] para estimular a produção de alimentos pelos povos indígenas. No total, foram 516 sacos com sementes de milho e outros 460 de feijão entregues as comunidades. Além de 50 mil litros de óleo diesel para a operação das máquinas no campo”, detalhou.

A “Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016” celebra os valores e discutem a garantia de direitos dos povos indígenas por meio de apresentações culturais, mostra de cinema e minicursos. A semana também comportará o “I Fórum de Mulheres Indígenas de Mato Grosso do Sul”, que contará com palestras e debates com lideranças indígenas, representantes governamentais e estudiosos.

IMG-20160425-WA0029_resized

As ações acontecem por meio das parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio, da Secretaria de Estado de Governo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho. A abertura contou com a presença do secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery.

Após a abertura, foi exibido o filme documentário Ava Marandu, que registra mais que as ações desenvolvidas pelo Projeto Ava Marandu – Os Guaranis Convidam, realizado de janeiro a junho de 2010 em Mato Grosso do Sul. Apresenta os Guaranis falando da realidade em que vivem e expressando sentimentos diante do contato com as possibilidades do audiovisual e da fotografia no contexto da memória, da luta e da resistência à tentativa de extinção.

Na sequência, foi promovida uma palestra do professor Casé Angatu (Xukuru Tupinambá), morador do Território Indígena Tupinambá de Olivença (Ilhéus/Bahia). Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, Mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e historiador formado pela Universidade Estadual Paulista. É professor efetivo na Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus, na Bahia. É autor dos livros: Nem Tudo Era Italiano; Pobreza na Virada do Século XIX-XX (Annablume/Fapesp. 2006 – 3a. Edição) e Identidades Urbanas e Globalização: constituição dos territórios em Guarulhos/SP(Annablume/Sinpro. 2006).

Resumo da Programação

Dia 25: Abertura oficial, às 19h, na Morada dos Baís

Dia 26: Ritual com representantes de etnias, às 8h, no Parque das Nações Indígenas

Abertura de exposição fotográfica, às 13h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Exibição de vídeos, às 19h30, no MIS

Dia 27: Mini cursos, a partir das 8h, no Centro Cultural José Otávio Guizzo

Dia 28: Abertura do Fórum de Mulheres Indígenas, às 8h, no MIS – palestras até às 17h; no Centro Cultural José Otávio Guizzo

Dia 29: Palestra “Mulher Indígena: família, educação e saúde”, dentro do Fórum de Mulheres Indígenas, a partir das 8h30 no Centro Cultural José Otávio Guizzo.

Serviço: A programação da Semana Estadual dos Povos Indígenas é aberta ao público. O Memorial da Cultura e da Cidadania, sede da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Centro.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.