Campo Grande (MS) – No último domingo (28) o Diretor-Presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Nogueira, participou da comemoração aos 35 anos de fundação do assentamento Padroeira do Brasil, no município de Nioaque.
Criado em 1984, o assentamento é o mais antigo de Mato Grosso do Sul, possui 2.500 hectares de terra que foram originalmente destinados provisoriamente à 226 famílias. O projeto passou por diversas etapas de readequação e regularização, sendo hoje destinados à 163 famílias.
Durante o evento a Agraer divulgou o trabalho que vem sendo realizado para finalizar a titulação dos lotes e assim emitir as escrituras públicas de doação para os assentados. 142 lotes estão prontos para serem titulados, 14 lotes estão sendo encaminhados para aprovação das doações na assembleia e 7 lotes estão com processo de regularização para que o governo do estado consiga entregar a documentação de doação de todos os 163 lotes do assentamento Padroeira do Brasil.
“Este documento traz a segurança jurídica que os assentados precisam para se tornarem proprietários de seus lotes e para se transformarem em agricultores familiares tradicionais, podendo assim assegurar o futuro de seus filhos, isso é de suma importância. A comemoração vem em um momento ótimo onde o Estado finaliza a parte documental e pode transmitir a eles o título da terra que é o que eles esperam do estado. ”Declarou André Nogueira.
Lívia Miranda - Assessoria de imprensa da Agraer
Foto: Néia Maceno
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva