Agraer participa da capacitação de gestores para compras do PNAE em Corumbá

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, janeiro 27, 2020 as 15:38 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na ultima quarta-feira (22) foi realizado em Corumbá, no auditório da Embrapa pantanal, a primeira ação da Câmara Setorial dos Programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar da Região do Pantanal: Capacitação de Gestores para Compras do PNAE.

A Câmara Setorial foi constituída formalmente no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Corumbá em 2019, da qual participam a Agraer, a CRE 3 - Coordenadoria Regional de Educação, a Embrapa Pantanal, a Prefeitura Municipal de Corumbá (através da SEAF - Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Semed - Secretaria de Educação), a UFMS – Campus Pantanal, o IFMS – Corumbá, o CAE - Conselho de Alimentação Escolar de Corumbá, a 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, o Centro de Intendência da Marinha em Ladário e representantes da agricultura familiar de Corumbá.

A criação da Câmara Setorial é consequência de encaminhamentos feitos no Seminário sobre PNAE, evento realizado anualmente pela Agraer - Agência de Corumbá desde 2017 e que busca o desenvolvimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar e da Agricultura familiar da região.

Foram realizadas duas oficinas, onde o público alvo foi os gestores e secretários das unidades escolares estaduais de Corumbá. No período da manhã, o curso tratou da elaboração de editais e foi ministrada pela Sra. Jaqueline Souza, da Coordenadoria de Alimentação Escolar (COALE). Durante a tarde os representantes da Coordenadoria de Prestação de Contas (COTEC) Gerson Batista dos Santos e Mônica Pereira Chaves Ortiz, explicaram sobre os procedimentos de elaboração das prestações de contas referentes aos produtos adquiridos por meio dos recursos federais.

O objetivo da capacitação foi desenvolver o PNAE na região, tendo como meta principal a melhoria na aquisição de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar, sendo a meta principal a compra de no mínimo 30% de gêneros alimentícios da agricultura familiar como determinado pela Lei nº 11.947 de 2009.

Representando a Agraer Corumbá na Câmara Setorial está a servidora Vania Sabatel (Membro) e o Coordenador da Câmara Setorial dos Programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar da Região do Pantanal Juraci Aparecido Alves.

Texto: Lívia Miranda (com informações do escritório da Agraer de Corumbá)

Fotos: Escritório da Agraer de Corumbá