A engenheira agrônoma Sônia Komori e a assistente social Cleide Nogueira promoveram um curso de vasos artesanais em concreto para mulheres do Assentamento 20 de Março, localizado no distrito Arapuá, em Três Lagoas.
Segundo o coordenador municipal da Agraer, Celso Yamaguti, a iniciativa contribui com a valorização dos trabalhos desenvolvidos pelas produtoras rurais. “Além de decorativos, os vasos ajudam a diversificar a produção, sendo que podem ser colocados para comercialização ou para decoração do próprio ambiente doméstico”.
Maria Mazetto, do lote 46, foi uma das 14 mulheres participantes do curso. Ela destaca que “a Agraer tem trazido conhecimento e também proporcionado a união entre as mulheres do assentamento”. Já a Luciney Alves Ferreira, do lote 17, destacou que com os vasos fabricados a partir de matérias-primas que elas já possuem no assentamento, elas podem diversificar as possibilidades de comercialização.
Para promover o curso, a Agraer contou com o apoio da Secretaria de infraestrutura, transporte e trânsito de Três Lagoas. As aulas foram ministradas na sede do Assentamento 20 de Março.
O coordenador regional da Agraer, Jurandir Duque, destacou que a equipe pretende levar novos cursos e treinamentos que possibilitem melhorias na renda e na qualidade de vida dos agricultores familiares.
Texto: Fládima Christofari, com informações do escritório local de Três Lagoas
Fotos: Celso Yamaguti, coordenador municipal da Agraer em Três Lagoas
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva