Com objetivo de levar informações de boas práticas de higiene e limpeza aos moradores do Assentamento Santa Mônica-Fetagri, no Município de Terenos, a equipe do escritório local de Campo Grande, realizou uma oficina teórica e prática sobre a importância da adoção de boas práticas de higiene e limpeza na residência e na higiene pessoal, inclusive para a prevenção de doenças transmissíveis.
O Curso aconteceu nesta quarta-feira (23), dentro dos trabalhos desenvolvidos no Programa Produzir Brasil, viabilizado pela parceria entre a Anater e a Agraer. Programa este, que tem como propósito prestar assistência técnica aos agricultores dos assentamentos na busca de melhorias da qualidade de vida, em especial, com a geração de renda.
O evento foi realizado no lote 281, de propriedade da Srª Selma Farias Domingos Gonçalves e Gilmar Gonçalves. Estiveram presentes 6 participantes, sendo 4 mulheres e 2 homens, que poderão produzir e até comercializar o produto na comunidade. O Curso foi coordenado pela Extensionista Social Maria Elielza Viana, com a participação das Gestoras Aline Domingos e Jennifer Collante.
Sabão Líquido
Foram produzidos 16 litros de sabão líquido concentrado e, cada litro do sabão saiu por R$ R$ 2,68. Aquele volume produzido foi dividido entre os participantes do curso.
Os insumos utilizados foram: soda cáustica, óleo de soja usado, álcool e sabão em pó. Para melhoria do aspecto e do aroma, poderia ser adicionado corante ou aromatizante.
O sabão líquido concentrado quando for utilizado para lavagem de roupas de trabalho no campo, pode ser diluído, misturando-se 30% de água, isto é, para cada litro de sabão adiciona-se 300 ml de água. E, para limpeza geral de casa (banheiro, pisos) pode ser acrescentada até 70% de água (1 litro de sabão: 700 ml de água).
Observa-se que o sabão líquido concentrado tem um rendimento bastante interessante e, por conseguinte, um custo-benefício bastante atrativo, seja para consumo próprio ou para comercialização.
“A Agraer sempre ao lado dos agricultores familiares, levando alternativas de redução de custos ou elevação da renda às famílias. A equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido junto aos assentados. Essa parceria com a Anater foi muito oportuna e, certamente, já está gerando benefício”, comentou o Diretor-Presidente em exercício Fernando Nascimento.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação