Agraer prestigia Festival da Rapadura da Furnas do Dionísio

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, agosto 15, 2016 as 11:24 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou, no último sábado (13), do Festival da Rapadura, da Comunidade Quilombola de Furnas do Dionísio, município de Jaraguari, situada a 45 quilômetros da Capital.

A programação do evento incluiu exposição de produtos típicos da comunidade quilombola Furnas do Dionísio, que fica a 32 quilômetros da área urbana de Jaraguari, atualmente formada por cerca de 130 famílias.

_AMS4158 Durante a exposição foram comercializados produtos artesanais e comidas típicas, além da venda da famosa rapadura, açúcar mascavo, melado, farinha de mandioca, polvilho e doces. “A Agraer é atuante na comunidade com os serviços de Ater [Assistência Técnica e Extensão Rural]. É nosso compromisso dar continuidade aos trabalhos para fortalecer a agricultura familiar daqui, gerando rendas aos moradores, trabalhadores rurais”, enfatizou o presidente da Agraer, Enelvo Felini.

Em Furnas, os moradores também realizam outros trabalhos, como: cestas artesanais, vasos de cerâmica e ainda _AMS4099o cultivo de hortaliças, cana de açúcar, mandioca, milho, tomate, banana, criação de gado e pequenos animais.

A festa ainda incluiu apresentações de danças típicas, como Catira, Dança do Engenho Novo e capoeira.

Entre as autoridades presentes esteve o superintendente da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Edwin Bauer, gerente do GDA da Agraer, Araquem Midon, o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial e da Cidadania (Sedhast), Carlos Alberto Versoza, o coordenador-geral da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas de Mato Grosso do Sul (Conerq/MS), Antônio Borges, o presidente da Associação de Pequenos produtores Rurais de Furnas do Dionísio (Asfurnas), Adriano da Silva, Diego Mariano, coordenador da Subsecretaria de Políticas Públicas da Juventude.

Texto: Aline Lira

Fotos: Dunga

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.