Agraer marca presença de 10ª Feira Estadual da Agricultura Familiar em Glória de Dourados

Categoria: Agricultura Familiar | Publicado: segunda-feira, maio 2, 2016 as 10:51 | Voltar

Glória de Dourados (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou, nos dias 29 de abril a 1º de maio, da 10ª Feira Estadual de Produtos da Agricultura Familiar de Mato Grosso do Sul, evento que já é tradição na cidade e visa estimular o setor agropecuário através da transferência de conhecimento entre os produtores.

Equipe da Agraer de Glória de Dourados acompanhada pelo diretor-presidente Enelvo Felini. (Fachada do Estande)

Com um estande na feira e uma equipe de prontidão, a Agraer esteve em contato com as pessoas que visitaram o pavilhão institucional da agricultura familiar. Na oportunidade, foram apresentadas as principais ações de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) disponibilizadas pelo Estado para bem atender o homem do campo.

A feira contribuiu para elaboração de novas diretrizes para a agricultura familiar do Estado, propiciou novidades e ofereceu oportunidades de negócios ao público participante. O local também serviu de espaço de troca de informações sobre crédito, novos mercados e tecnologias.

Intercâmbio rural

Na sexta-feira (29) e sábado (30), a Agência também esteve na programação através torneio leiteiro e "Dia de Campo", com visitas em duas propriedades  que serviram de modelo a dois importantes temas: a tecnologias para produção de leite e a produção integrada: leite e piscicultura. DSC03251

No segundo dia de trabalho, inclusive, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, e o superintendente da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Edwin Baur, estiveram reunidos com os produtores rurais e percorreram o trecho com o grupo participante.

Em uma das propriedades, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer a junção da piscicultura com o rebanho leiteiro.  Um sistema inteligente que une o melhor das duas culturas, criação de animais, uso racional da água e qualidade dos produtos ofertados: leite e alevinos.DSC03249 “No caso da propriedade do senhor Antônio Viana, temos aqui a otimização de espaço, custos e recursos. Em uma área temos o tanque d´água e ao redor os piquetes onde ficam as vacas leiteiras. Em um sistema integrado, a água que abriga os peixes serve também de irrigação para o pasto, principal fonte de alimentação do rebanho leiteiro dentro destas chácaras”, explicou o servidor da Agraer, André Luiz Barros.

Já na chácara do senhor Francisco Rigatto, os visitantes conheceram o modo de manejo do gado leiteiro e a complementação alimentar dos animais sem a adoção de pasto irrigado. DSC03274Os trabalhos nas duas propriedades estão dando tão certo que, segundo dados da Agraer, são produzidos, diariamente, cerca de 18  a 20 litros de leite por vaca.

Os dias de campo contaram com o monitoramento de profissionais da Agraer e Embrapa. Entre os servidores que realizaram o acompanhamento dos grupos esteve Marcos Ulrich, João Carlos Stefanello e André Luiz Barros (equipe da Agraer),  Cláudio Lazarotto, Luiz Antônio Inoue, Marcia Retore e Tarcilla Silva (equipe da Embrapa).

DSC03293“O bom desta visita é que você vê de perto o trabalho, conversa com o dono da chácara e com os profissionais que atendem ele com a lida no rebanho. Saiu daqui pensativa sobre o que vi, porque é diferente do que só ouvir falar. Tenho gado em minhas terras, só falta esse trabalho com o pasto”, afirmou a produtora Deolina Potoneli.

A programação da feira ainda incluiu oficinas, palestras e mesas redondas sobre Programa de Formação e Capacitação para a Agricultura Familiar, Certificação e Circuitos de Comercialização (APOMS), Produção Caseira de Produtos a partir de Plantas Medicinais, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Fabricação Caseira de Derivados do Leite e Associativismo e Cooperativismo no Desenvolvimento da Agricultura Familiar. Além de torneio leiteiro, julgamento de gado de leite, missa sertaneja, rodeios e shows.

Aline Lira - Assessoria de Comunicação Agraer

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.