Estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de aprender mais sobre o cultivo da banana durante um dia de campo organizado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com a direção e coordenação da Escola Estadual Professora Bernadete Santos Leite, em Jateí.
Acompanhado das professoras, o grupo viajou até Vicentina em uma área conhecida como Linha do Barreirinho, onde fica uma comunidade de agricultores tradicionais. No local eles foram recebidos pela equipe do escritório local da Agraer e, em meio à plantação, descobriram de onde vêm os frutos que até então eles só viam nas prateleiras dos mercados.
“Essas experiências para os mais jovens são extremamente importantes. Por meio de atividades como essas é possível despertar novos talentos para a agricultura ou reforçar, para as futuras gerações, a importância do trabalho de quem coloca o alimento na mesa dos brasileiros”, disse o coordenador da Agraer em Vicentina, Paulo Lobo.
Segundo ele, essa colaboração com a escola destaca a importância da união entre instituições de ensino e órgãos de extensão rural para fomentar o aprendizado prático e a valorização da agricultura familiar.
Ao fim do evento, os estudantes expressaram entusiasmo e motivação para explorar mais sobre a produção de alimentos e a sustentabilidade, refletindo um futuro promissor para a agricultura local.
Texto: Ricardo Campos Jr., Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Vicentina