O AterMS é um programa da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) que permite agilidade no mapeamento dos atendimentos realizados pela equipe técnica em todas as regionais de Mato Grosso do Sul. Instituído em 30 de dezembro de 2020, tem como objetivo facilitar o acesso aos relatórios gerenciais dos serviços executados no campo.
Cleiton Dalastra é o criador do AterMS e teve como base a sua experiência na Agraer para a concepção e o aperfeiçoamento dos módulos do programa. Atualmente ele é o assessor de Tecnologia de Informação (TI) trabalhando com a Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA) e participa ativamente das atualizações modulares.
Com o módulo de atendimento em funcionamento, o programa congrega, por exemplo, as informações em relação à quantidade de produtores atendidos, os tipos de atendimentos realizados e o quadro de contratos de crédito rural.
“Essas informações são fornecidas diariamente no programa por nossas equipes em campo e nos dão um panorama interno sobre o andamento de nossas ações, as metas propostas e as alcançadas, o que precisamos ajustar em nossos atendimentos junto aos produtores da agricultura familiar e a atualização técnica necessária de nosso pessoal” destaca Rose Borges, gerente do Setor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Agraer.
Para dinamizar a aplicação do AterMS, foi criada uma rede de suporte com tutores, em cada regional, responsáveis por passar as atualizações do programa, sanar as dúvidas das equipes dos municípios e sugerir mudanças sistêmicas.
“O AterMS veio ao encontro à necessidade que tínhamos de controlar o fluxo dos atendimentos e hoje, a qualquer momento, a gente entra pela tela do computador no programa para visualizar o andamento do nosso trabalho e isso ajuda a traçar estratégias para melhorias na nossa atuação”, comenta Ivan Macena, Coordenador Regional de São Gabriel.
Em constante modernização, a expectativa é de que o AterMS receba futuramente novos módulos, que possibilitará registrar a evolução da cadeia produtiva e auditar as informações fornecidas pelas equipes dos escritórios da Agraer.
Texto e fotos: Igor Moura – Assessoria de Comunicação da Agraer