Para diversificar a produção e gerar novas alternativas de renda, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) – escritório de Coxim – desenvolveu o plantio irrigado de cultivares de pimentas doces e ardidas no lote rural 43, da Associação Agrícola Portal do Pantanal, localizada no Assentamento Rural Santo Antônio – região da Amaralina.
De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Sanches, a proposta visa atender a comercialização no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Alimenta Brasil (PAB) e em mercados locais. “Tivemos uma excelente produção neste ano, resultando em uma renda mensal entre três e quatro mil reais por mês para os assentados rurais deste lote”, ressaltou o agrônomo.
Com a ajuda da Agraer, os agricultores Aldo Apolônio Ferreira e Marilza Ferreira pretendem expandir o negócio. “Vamos auxiliá-los a criar o selo de comercialização e a industrializar a produção com embalagens de vidro e marca registrada para que possam atingir todo o Mato Grosso do Sul”, destacou Sanches. Para chegar a esta etapa, o engenheiro agrônomo está desenvolvendo um estudo de comercialização e organizando, em conjunto com o casal, uma demanda primária do processo produtivo, pesquisando embalagens e novas formas de conservas.
Fládima Christofari, com informações do escritório de Coxim
Fotos: Escritório da Agraer em Coxim