Grupo de 60 alunos da Escola Estadual Santos Dumont, de Costa Rica, visitaram uma horta para aprender mais sobre a agricultura familiar. Os estudantes, do terceiro ano do ensino médio, foram guiados por extensionistas do escritório municipal local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer.
A ideia da direção do estabelecimento de ensino, ao solicitar o evento, foi mostrar a importância da atividade agrícola para o desenvolvimento do município e, em especial, para a própria escola.
Os técnicos da Agraer Alan Ricardo Novaes e Altair Luiz da Silva falaram a respeito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que garante frutas, verduras e legumes frescos para a merenda escolar pelas mãos dos pequenos produtores espalhados por Mato grosso do Sul.
A propriedade escolhida para a visita, que pertence ao agricultor familiar Aparecido Pereira Júnior, inclusive é uma das fornecedoras de insumos para a Escola Santos Dumont.
Ele mostrou aos estudantes todas as etapas produtivas, do plantio à colheita de hortaliças.
Participou também do passeio o titular da Secretaria de Agricultura de Costa Rica, Fernando Barbosa, que falou do apoio que o município presta aos agricultores familiares.
As professoras que acompanharam os adolescentes solicitaram à Agraer mais visitas para que outras turmas possam conhecer outros produtores do município.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação Social da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Costa Rica
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva