Com recursos do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da União, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) garantiu a compra de 17 equipamentos agrícolas entregues nesta última sexta-feira, 8 de abril, durante as comemorações pelo 173º aniversário do município de Nioaque.
Os beneficiados com os equipamentos foram comunidades de agricultores familiares do município, aldeias e associações. Conforme o coordenador do escritório da Agraer em Nioaque, técnico em agropecuária, Milton Silvestre da Silva, a aquisição desses maquinários atende às principais demandas dos produtores rurais do município. “Os principais benefícios desses implementos são a redução do custo do preparo do solo e a possibilidade de plantio em épocas propícias para o aumento da produção e o fortalecimento desses agricultores familiares”, destacou.
Foram entregues uma calcareadeira, uma carreta, uma ensiladeira e um trator para os produtores do Assentamento Andalucia; duas carretas basculantes, duas ensiladeiras e duas plantadeiras de mandioca para a Associação Padroeira do Brasil e para a Aldeia Cabeceira; duas carretas para motocultivador e dois micro-tratores para a Associação dos Índios Urbanizados e para a Aldeia Água Branca; duas colhedoras de forragens para agricultores familiares atendidos e um trator para a prefeitura de Nioaque.
O maquinário será utilizado para o plantio das culturas de subsistência, a construção de silagens para alimentar o rebanho de corte e de leite no período de seca, para otimizar a colheita e ajudará na formação e na recuperação de pastagens. “Esses equipamentos valorizam e reconhecem a importância da agricultura familiar no município”, destacou o coordenador local.
A entrega contou com a presença do secretário de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar, Jaime Verruck, acompanhado pelo diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges e o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Correa. Também participaram das entregas os secretários Sérgio de Paula (Casa Civil), os deputados federais Beto Pereira, Vander Loubet e Geraldo Resende, e os deputados estaduais Amarildo Cruz, Renato Câmara, Gerson Claro, Jamilson Name, Lucas de Lima e Evander Vendramini, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e diretores de autarquias.
Texto: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer
*Com informações da Semagro e do Escritório da Agraer em Nioaque
Fotos: Néia Maceno - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva