No início de 2020 a Agraer procurou o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus de Campo Grande com o propósito de realizarmos um treinamento sobre produção de energia fotovoltaica, para que a equipe técnica possa levar aos agricultores familiares e aos demais interessados informações técnicas qualificadas sobre a viabilidade de investir num sistema dessa natureza para fazer frente às atividades que necessitam de energia elétrica numa propriedade rural.
O consumo de energia fotovoltaica, comumente chamada de energia solar, cada vez mais desperta o interesse no meio rural, devido o maior uso de energia para geração de energia mecânica para as atividades produtivas, além do custo elevado do insumo “energia elétrica” distribuído pelas concessionárias.
O curso tem 50 treinandos, da Agraer da Semagro, que foram convidados e demonstraram interesse em aprofundar conhecimentos no tema.
O curso é projetado em seis módulos, sendo cinco teóricos e um prático. O início ocorreu segunda-feira (30/11) e deverá ser concluído em março de 2021. As aulas ocorrerão on-line duas vezes por semana, com duração de 1 hora e 30 minutos.
O Diretor do IFMS/CG Dr. Dejahyr Lopes Júnior participou da abertura do curso quando destacou a importância dessa parceria além do apoio da Sudeco para que essa capacitação ocorresse. A Coordenação ficou sob a batuta do Prof. Dr. David Denner Dias Quinelato com o apoio na interlocução com a Agraer da Professora Dra. Marilyn A. Errobidart de Matos, Diretora de Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais.
“Estivemos no IFMS/CG, eu e o Gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Araquem Midon, quando fomos bem recepcionados pelos professores e, agora, concretizamos o pleito feito naquela oportunidade. Estamos certos de que esse treinamento possibilitará, aos nossos técnicos, conhecimentos necessários para orientar os produtores a tomarem a melhor decisão quanto investir, ou não, nesse sistema”, comentou o Diretor Executivo da Agraer Fernando Nascimento.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Foto: Divulgação