Campo Grande (MS) – Para levar os serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) aos pequenos produtores rurais de Jaraguari e Itaquiraí, servidores públicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) vestiram a camisa da agricultura familiar e estenderam o expediente para o fim de semana.
“Temos um time comprometido e mesmo nos fins de semana, nossos profissionais têm estado em feiras, exposições, cursos e outros eventos rurais. Tudo para levar conhecimento e atender bem o homem do campo. Mesmo aos sábados e domingos, nossa equipe está de prontidão sempre que é preciso”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Jaraguari
A 44 quilômetros da Capital, em Jaraguari, a Agraer promoveu a entrega na manhã de sábado (18), das escrituras públicas de terras a 24 famílias de agricultores familiares da Associação Renascer. O repasse foi viabilizado através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado, no Estado, por meio de parceria entre o governo Federal e o Estadual.
Através do programa foi adquirida a fazenda Estância Luz de quase 125 hectares, localizada aproximadamente a 55 km da Capital. As escrituras foram entregues as famílias agrícolas pelo diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, e a coordenadora da Unidade Técnica do Crédito Fundiário de MS, Tânia Regina Minussi.
O valor pago pela propriedade foi da ordem de R$ 1.623.699,84, sendo que cada família ficou com um lote individual de 5,20 hectares, incluindo a área de reserva legal e as áreas de preservação permanente (APP). Ainda foi liberado um recurso no valor de R$ 187.000,00 para utilização em assistência técnica e projetos produtivos.
Itaquiraí
Já na região sul do Estado, no município de Itaquiraí, 80 pequenos produtores tiveram acesso a técnicas de melhoramento na produção de leite através da palestra “Bovinocultura de leite”. O curso foi promovido no sábado (18), no assentamento Santo Antônio, pela Agraer através do programa Leite Forte e pela Prefeitura Municipal por intermédio do programa Itaquileite.
Implantação Unidade Demonstrativa, tecnologias para melhoramento de pasto, sanidade e sustentabilidade da pecuária de leite foram alguns dos conteúdos abordados na capacitação. “Implantação do Sistema Integração Pecuária e Floresta, IPF, e substituição da braquiária por novas variedades de pastagens que ofereçam melhores índices de proteína ao rebanho foram pontos apresentados e discutidos junto aos pequenos produtores”, disse gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA), Araquem Midon que participou do evento.
Além da palestra, os produtores tiveram a oportunidade de percorrer três propriedades que servem de unidades demonstrativas, por apresentar um bom desempenho quanto ao percentual de ordenha dos animais.
“Momentos como esses são oportunos para tirar dúvidas e mostrar a viabilidade de ações, nas pequenas propriedades, que visam a melhoraria da produção e o aumento da renda das famílias rurais”, afirmou Felini.