A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), entregou 25 toneladas de adubo orgânico para a Associação Nova Esperança, localizada no assentamento Aba da Serra, em Ponta Porã-MS.
De acordo com o coordenador regional da Agraer em Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto de Oliveira, a associação é composta por 17 famílias assentadas do assentamento Aba da Serra I e II que irão investir em sistemas agroflorestais no local. “O adubo orgânico tem por finalidade fornecer matéria orgânica ao solo, bem como, melhorar a sua fertilidade e estrutura. Os produtores utilizarão esse recurso no projeto de Sistemas Agroflorestais que é desenvolvido na área da reserva do assentamento”, afirmou.
Além do adubo, a Agraer beneficiou outro grupo de agricultores familiares, desta vez com o transporte gratuito de calcário para três produtores do Assentamento Itamarati, do grupo Carulo, e outros seis produtores do grupo FAF. Foram transportadas 30 toneladas de calcário por meio do Programa Fertiliza Mato Grosso do Sul (Pro Fertiliza MS).
O coordenador regional destacou que “os produtores rurais contemplados trabalham com olericultura, fruticultura e produção leite e comercializam os produtos no comércio local e feiras livres”. O calcário é um insumo agrícola que contribui para melhorar a qualidade do solo e aumento da produção.
As ações executadas pela Agraer favorecem a permanência das famílias na área rural por meio de projetos e programas que incentivem a produção da Agricultura Familiar. Para saber mais entre em contato com o escritório municipal mais próximo.
Texto: Fládima Christofari – Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório Regional de Ponta Porã