Por meio do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realizou mais uma entrega de calcário nesta semana. Os indígenas da aldeia Taquaperi, da etnia Guarani Kaiowá, em Coronel Sapucaia, terminaram de receber a carga com o total de 324 toneladas nesta segunda-feira, 20 de junho. As entregas tiveram início no dia 13 deste mês.
Na área, os indígenas produzem feijão, mandioca, batata doce, abóbora e olerícolas e entregam ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa Alimenta Brasil (PAB). Segundo o zootecnista e coordenador do escritório local da Agraer em Coronel Sapucaia, Emerson Moreira Batista, aproximadamente 160 produtores rurais indígenas serão atendidos com duas toneladas de calcário cada para fazer a correção do solo na aldeia.
“A Agraer, em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Fundação Nacional do Índio (Funai), de Amambai, estão realizando um cadastro para organizar a distribuição deste calcário e os nossos extensionistas rurais irão acompanhar a distribuição, que será feita por meio das patrulhas mecanizadas do município. O produto irá ajudar a corrigir o solo nas áreas de plantio da aldeia para que eles possam aumentar a produtividade”, explicou Emerson.
O ato de entrega do calcário contou com a presença do Prefeito de Coronel Sapucaia Rudi Paetzold, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Roberto Pereira e do Coordenador Regional da Agraer em Ponta Porã Antônio Peixoto.
Proacin
Criado em 2016, o Proacin incentiva a agricultura familiar indígena em Mato Grosso do Sul por meio da distribuição de calcário, sementes e insumos. As comunidades indígenas recebem também óleo diesel para os maquinários agrícolas e a assistência técnica especializada da Agraer para auxiliar no aumento da produtividade, da renda e da qualidade de vida da população indígena.
Texto: Fládima Christofari
Fotos: Emerson Moreira, Agraer de Coronel Sapucaia