Agraer ensina quilombolas a fazerem panetones e cucas para gerar renda extra no fim de ano

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, novembro 8, 2022 as 09:15 | Voltar

Grupo de mulheres do Quilombo Buriti, na Capital, aprenderam a preparar cucas e panetones em um curso oferecido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer. O evento, realizado na última sexta-feira (4), é oportunidade para gerar renda extra com as festas de fim de ano.

A orientadora foi a extensionista social do escritório local da Agraer em Campo Grande Cleonice Jacomelli. Segundo ela, esse curso foi apenas o primeiro módulo de uma capacitação ampla sobre as principais técnicas da panificação.

“Esse pequeno curso supriu uma necessidade de momento, dada a proximidade do Natal e Ano Novo. Porém, elas já têm os equipamentos para começar uma agroindústria nesse ramo. Em 2023, vamos dar uma formação mais completa na área”, explica.

A ideia da associação das mulheres quilombolas é, futuramente, usar os produtos colhidos na comunidade para fabricar pães enriquecidos e fornecê-los ao Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

“Para que elas se organizem e saibam quais vegetais poderão plantar para atingir os objetivos desejados, nessa capacitação serão ensinadas algumas opções de pães de cenoura, batata-doce, beterraba, que são mais coloridos e têm mais nutrientes. É como se fosse uma prévia para se programarem quanto aos cultivos”, explica Cleonice.

A segunda parte da capacitação, diz a extensionista, deve durar ao menos três dias e a data ainda não está confirmada.

“Essa capacitação vem ao encontro das necessidades das mulheres da comunidade quilombola. A partir do curso, poderão aumentar a renda das famílias”, diz a presidente da associação de moradores Lucinéia de Jesus Domingos Gabilão. Segundo ela, oito pessoas devem participar do curso.

Atualmente, a renda das pessoas que vivem no Quilombo Buriti vem da agricultura familiar.

“Nossos produtos são vendidos aos programas do Governo Federal da merenda escolar, bem como em restaurantes vizinhos. A parceria com a Agraer é uma forma de trazer desenvolvimento para nós”, disse, completa.

 

Texto: Ricardo Campos Junior – Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Maria Tainara Carneiro – Setor de Agroindústria da Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.