Agraer ensina agricultores a preparar inseticidas naturais para hortas, pomares e jardins

Categoria: Terenos | Publicado: quarta-feira, abril 25, 2018 as 10:58 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Terenos realizou um curso com o tema “Demonstração de Método de Caldas Bordalesa e Inseticidas Naturais para Horta, Pomar e Jardim”, para um grupo de 26 profissionais da educação das escolas que atendem os alunos da zona rural do município.

A capacitação foi ministrada pela técnica agropecuária da Agraer, Solange Fernandes, nas dependências da Escola Municipal do assentamento Campo Verde. “O intuito da ação foi capacitar os professores sobre a utilização de meios eficazes no combate das pragas e doenças sejam em hortas, pomares ou jardins. Apresentamos receitas naturais e economicamente viáveis para que fossem utilizados nas hortas das escolas e que também serve dentro dos conteúdos ensinados aos alunos”, enfatizou a técnica.

Com auxílio de um projetor multimídia, Solange Fernandes iniciou o curso com abordagem sobre as principais pragas através de imagens de pulgões, cochonilhas, ácaros, mosca branca, cigarrinhas, lesmas, caracóis, tatuzinhos, percevejos, formigas cortadeira e doceira, lagartas, cupins subterrâneas e de madeira seca, lacraia ou tesourinha, besouro e brocas e nematoides. “A ideia é ensinar professores e alunos a identificar cada inseto e entender de que forma eles atacam as plantas”, disse.

“Além da pragas, houve um momento para tratar sobre as principais doenças que dificultam o cultivo em hortas, pomares e jardins tais como a fumagina e a antracnose. Daí a importância de ensinar o passo a passo das receitas naturais para cada doença e praga, sem esquecer de enfatizar o uso de cada ingrediente, o modo de preparo e, principalmente, de uso", observou a técnica da Agraer.

Ao final, cada participante recebeu um livreto com várias receitas de inseticidas naturais, repelentes e caldas. “Pedimos para a turma se dividir em duplas e, em seguida, cada uma escolher uma receita para fazer e que, após o preparo, fosse explicado qual a sua utilidade e composição, ingredientes utilizados”, concluiu.

Texto: Aline Lira/ Fotos: Agraer de Terenos

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.