Campo Grande (MS) – Comprometida em promover o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares do Estado, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) esteve, na última quinta-feira (17), através de uma equipe técnica nas dependências do Sindicato Rural de Dourados para conhecer as terras que estão sendo utilizada para pesquisa e produção. A visita foi feita em razão de um convite da própria instituição.
Dentro do parque de exposições de Dourados “João Humberto de Carvalho”, há uma área de cerca de 10 hectares, sendo que 2,5 são utilizadas para cultivo de horticultura e fruticultura (uva, goiaba e maracujá). A intenção é expandir o cultivo com o apoio da Agraer, conforme declarou o presidente do Sindicato, Lúcio Damália. “Estive conversando com o secretário da Sepaf, Fernando Lamas, e foi daí o nosso interesse em contar com a participação da Agraer e da própria secretaria. O papel social nosso é prestar um uma devolutiva a sociedade através de bons trabalhos”.
“Contamos com uma boa equipe em Dourados que pode dar viabilidade aos trabalhos. Queremos fazer uma parceria com o Sindicato Rural que já possui bons trabalhos. Temos uma equipe de profissionais qualificados que podem atuar na área de pesquisa e extensão rural”, afirmou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
O grupo percorreu a área de cultivo e ainda conheceu de perto o trabalho em horticultura desenvolvido com alunos do ensino médio da Rede Estadual de Ensino. “A proposta é que a parceria renda boas pesquisas e quem sabe até uma área demonstrativa para atividades junto aos agricultores familiares de Dourados e região”, pontou Felini.
A visita foi feita através de uma equipe técnica formada pelo superintendente da Sepaf, Edwin Baur, o coordenador regional da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira, a pesquisadora Cássia Regina Vieira, o coordenador municipal da Agraer de Dourados, André Luiz de Barros, o diretor-presidente Enelvo Felini, e o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA), Araquem Midon.
Também acompanhou a visita o coordenador técnico do Sindicato Rural de Dourados, Carlos Flores.