Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (26), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, participou juntamente com o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, de uma audiência pública para debater a agroecologia e a política nacional de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) em Mato Grosso do Sul. O debate realizado no plenário da Assembleia Legislativa, teve como propositor o deputado estadual João Grandão.
Com o tema “Agroecologia: sinônimo de saúde, vida e respeito ao meio ambiente”, o encontro buscou reunir estudantes universitários e profissionais (biólogos, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e agropecuários e pesquisadores) ligados as atividades do campo, em especial as voltadas aos assentamentos, afim de avaliar as boas práticas sustentáveis existentes no Estado.
Os principais entraves na agroecologia enfrentados nos assentamentos também foi um dos assuntos pautados. Para o secretário da Sepaf, Fernando Lamas, o momento foi muito oportuno para a discussão. “É necessário que haja ações como essa de estímulo as práticas sustentáveis. Nesse sentido, nós do governo do Estado estamos à disposição para as ideias da Casa de Leis, de forma que possamos fomentar essas atividades a quatro mãos [Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Sepaf e Agraer]”, disse.
Segundo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, na instituição o assunto já vem sendo discutido há algum tempo. “Contamos com o Núcleo de Agroecologia dentro da Agência. Um grupo que vem desenvolvendo ações, a exemplo de um seminário realizado no início do mês, no auditório do Sinterpa. Nesse aspecto, também colocamos nossos profissionais à disposição dos trabalhos da Assembleia Legislativa”, afirmou.
Os trabalhos da audiência foram abertos após a exposição de opiniões da mesa de honra. Bancada essa formada pelas seguintes autoridades: Fernando Lamas (secretário da Sepaf), Enelvo Felini (diretor-presidente da Agraer), João Grandão (deputado estadual da AL/MS), Guilherme Asmus (chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste), Fernanda de Almeida (engenheira agrônoma da Fiocruz), Miriam de Moura (representante da incubadora tecnológica da UFMS) e Marina Ricardo Nunes (dirigente no Estado do MST).
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer
Foto: Wagner Guimarães