Agraer e Sepaf participam de audiência sobre agroecologia na Assembleia Legislativa

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, novembro 26, 2015 as 16:42 | Voltar

Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (26), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, participou juntamente com o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas, de uma audiência pública para debater a agroecologia e a política nacional de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) em Mato Grosso do Sul. O debate realizado no plenário da Assembleia Legislativa, teve como propositor o deputado estadual João Grandão.

Com o tema “Agroecologia: sinônimo de saúde, vida e respeito ao meio ambiente”, o encontro buscou reunir estudantes universitários e profissionais (biólogos, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e agropecuários e pesquisadores) ligados as atividades do campo, em especial as voltadas aos assentamentos, afim de avaliar as boas práticas sustentáveis existentes no Estado.

12294653_186366418373871_5316420679966165472_n

Os principais entraves na agroecologia enfrentados nos assentamentos também foi um dos assuntos pautados. Para o secretário da Sepaf, Fernando Lamas, o momento foi muito oportuno para a discussão. “É necessário que haja ações como essa de estímulo as práticas sustentáveis. Nesse sentido, nós do governo do Estado estamos à disposição para as ideias da Casa de Leis, de forma que possamos fomentar essas atividades a quatro mãos [Assembleia Legislativa, Governo do Estado, Sepaf e Agraer]”, disse.

DSC01680

Segundo o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, na instituição o assunto já vem sendo discutido há algum tempo. “Contamos com o Núcleo de Agroecologia dentro da Agência. Um grupo que vem desenvolvendo ações, a exemplo de um seminário realizado no início do mês, no auditório do Sinterpa. Nesse aspecto, também colocamos nossos profissionais à disposição dos trabalhos da Assembleia Legislativa”, afirmou.

Os trabalhos da audiência foram abertos após a exposição de opiniões da mesa de honra. Bancada essa formada pelas seguintes autoridades:  Fernando Lamas (secretário da Sepaf), Enelvo Felini (diretor-presidente da Agraer), João Grandão (deputado estadual da AL/MS), Guilherme Asmus (chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste), Fernanda de Almeida (engenheira agrônoma da Fiocruz), Miriam de Moura (representante da incubadora tecnológica da UFMS) e Marina Ricardo Nunes (dirigente no Estado do MST).

Aline Lira - Assessoria de Comunicação Agraer

Foto: Wagner Guimarães

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.