Campo Grande (MS) – Na última sexta-feira (4), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, recebeu em seu gabinete o diretor-executivo da Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural), Lúcio Valadão, acompanhado pelo superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Rogério Beretta.
Em agenda na Capital, o diretor-executivo da Asbraer, Lúcio Valadão, aproveitou o momento para se reunir com as duas lideranças importantes do executivo estadual, na pasta da agricultura familiar e produção, para discutir o andamento das ações da Agraer frente aos serviços de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural, prestados para 33 mil famílias agrícolas das 72 mil existentes pelo Mato Grosso do Sul.
Também esteve presente na reunião a diretora-executiva da Agraer, Gisele Farias, eo gerente de GDA – Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Araquem Midon.
“É uma honra receber o diretor-exectivo da Asbraer e, também, uma oportunidade de nos reunirmos para tratar sobre assuntos de interesse da Agraer e Asbraer quanto ao fomento da agricultura familiar”, afirmou o diretor-presidente da Agência Enelvo Felini, que dentro da Associação ocupa o cargo de diretor-regional do Centro-Oeste.
Asbraer
A instituição está presente em todo o território nacional, por meio de 27 entidades associadas ligadas aos governos estaduais. Em sintonia com as filiadas, a ASBRAER assegurou a inserção da assistência técnica e da extensão rural na agenda nacional, em defesa de um modelo de desenvolvimento ambientalmente sustentável, economicamente viável e socialmente justo, preocupada em garantir qualidade de vida para a atual e as futuras gerações.
Sua criação se inicia em 21 de abril de 1990, data em que representantes da maioria das instituições estaduais de assistência técnica e extensão rural reunidos em Brasília decidiram pela criação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ASBRAER).
Em 8 de junho daquele mesmo ano, ocorreu a fundação oficial da Asbraer. A entidade surgiria para ocupar o espaço deixado com a extinção da Empresa Brasileira de Assistência Técnica de Extensão Rural (Embrater).