Taquarussu (MS) – Na tarde desta quinta-feira (23), a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participaram da I Jornada da Agricultura Familiar do Município de Taquarussu.
O encontro foi realizado a fim de discutir estratégias de fomento a pequena produção e a real situação socioeconômica das famílias agrícolas, com base no diagnóstico elaborado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).
O diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, esteve entre as autoridades na mesa de honra do evento. “É uma ação que veio não só para apresentar o diagnóstico como também fortalecer o conselho de desenvolvimento rural da cidade. O objetivo aqui é que se possam conhecer os problemas, mas que se possam encontrar soluções no que implica a produção, comercialização, acesso ao crédito e emissão de documentos como DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf] e CCU [Contrato de Concessão de Uso], documento que dá segurança jurídica ao agricultor familiar”, enfatizou o dirigente.
A jornada é um encontro promovido através da parceria da Prefeitura, Conselho, Agraer e Iagro, essas duas últimas vinculadas a Semagro. “A agricultura familiar tem grande importância social e econômica em qualquer município. Cerca de 70% dos alimentos que chegam as mesas dos brasileiros são oriundos da agricultura familiar. A função do Conselho Estadual e dos Conselhos Municipais é buscar a articulação com os órgãos competentes e fazer com que as coisas ocorram para solucionar os problemas. O Conselho, inclusive, facilita a gestão municipal ao intermediar o diálogo entre as prefeituras e os pequenos produtores rurais”, enfatizou o coordenador do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável Carlos Gonçalves.
Crédito Rural, DAP’s, CCU’s, infraestrutura de estradas rurais, comercialização de alimentos e perfuração de poços para abastecimento de água nas comunidades agrícolas foram alguns dos assuntos tratados entre lideranças municipais e estaduais junto aos agricultores familiares.
”As cadeias produtivas e as políticas públicas da agricultura familiar só podem ser acessadas através da prestação de Assistência Técnica e Extensão Rural e essa intergração município e estado já existe, principalmente, porque há dois funcionários da prefeitura que junto com o servidor da Agraer prestam atendimento na agricultura familiar de Taquarussu”, destacou o gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDA), Araquem Midon.
O próximo passo, agora, é montar um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural que possa atender as demandas na área de hortifrúti, piscicultura e na cadeia produtiva do leite.
“O principal trabalho do governo do Estado é levar o conhecimento seja pela transferência de tecnologia, implantação das unidades de referências, dia de campo e visitas técnicas aos produtores. Essa é a nossa colaboração dentro do projeto. Então, o Plano Rural de Desenvolvimento Rural deve ser elaborado com base no diagnóstico levantado e assim será traçado estratégias para atingir os objetivos de produção da agricultura familiar”, concluiu Araquem.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer