Campo Grande (MS) – Em busca de colocar Campo Grande no cenário da agricultura familiar como um município mais competitivo, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está se articulando com a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Turismo e Agronegócio).
Na tarde desta quinta-feira (1º), o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, esteve no gabinete da Sedesc, onde se reuniu com o secretário Luís Fernando Buainain e o superintendente de Agronegócio Mário Inácio Bernobic. “Queremos sair da questão do assistencialismo para ser uma entidade de fomento e organização da cadeia produtiva. O apoio técnico é necessário, mas é como aquela conhecida frase ‘ensinar a pescar e não dar o peixe’”, lembrou Buanaim.
“Campo Grande não tem a força necessária na produção de hortifrúti e vejo na Sedesc essa vontade de apoiar a agricultura familiar. A Agraer presta atendimento a vários produtores na Capital, contudo sabemos que deve haver uma parceria entre Estado e Município que possa incrementar o setor e dar apoio a quem quer crescer no setor. A agricultura familiar está em alta no País e vemos o potencial local, pois somos o maior centro consumidor do Estado”, afirmou o dirigente Enelvo Felini.
Em termos de extensão territorial, a Capital tem muito potencial uma vez que dos 88.200 km², apenas 350 km² corresponde a área urbana. Uma área que corresponde a quatro viagens de ida e volta de Campo Grande para São Paulo, de acordo com informações de Buainain. “Temos conhecimento que só 4% dos alimentos que consumimos são produzidos em Campo Grande. Os outros 96% vêm de fora. Queremos reverter esse quadro”, afirmou Buainain.
Na oportunidade, também foi solicitada uma patrulha mecanizada para Campo Grande, além de ser levanta a possibilidade de uma nova reunião, dessa vez com o prefeito de Marquinhos Trad. Participaram da reunião a diretora-executiva da Agraer, Gisele Farias, e o superintendente de Agronegócio Mário Inácio Bernobic.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer