Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) realizou, na segunda (20) e terça-feira (21), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento visitas técnicas e palestras nos assentamentos Canoas e São Joaquim, no município de Selvíria. A ação teve o intuito de incentivar e orientar os agricultores familiares na produção.
Na manhã da segunda-feira (20), o coordenador técnico municipal da Agraer, Wesley Souza, e o responsável na ocasião da pasta de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Leandro dos Santos Firmino, realizaram duas visitas técnicas no assentamento Canoas. A primeira foi realizada na propriedade do senhor Marcos Sabino Cândido. “Esse produtor é considerado um dos primeiros cadastrados no Programa Leite Forte, com mais de dois anos de cadastro”, informou Wesley.
A finalidade da visita foi para acompanhar as rotinas de manejo do rebanho no sistema de pastejo em piquetes rotacionados. O produtor sempre segue as orientações do técnico, tais como: a realização periódica de adubação nitrogenada nos piquetes, assim que o rebanho é retirado; seguir corretamente a altura da pastagem, respeitar o período de descanso do capim Mombaça, etc.
O trabalho também teve o objetivo de acompanhar a área de meio hectare, formada recentemente com capineira do tipo Elefante Roxo, que o produtor implantou em sua propriedade conforme orientação recebida. “A adoção dessa capineira tem a finalidade de alimentar os animais no período de inverno, minimizando gastos com concentrados”, informou o coordenador da Agraer.
A segunda visita do dia foi na propriedade do senhor Josué Elias, onde o mesmo foi cadastrado no Programa Leite Forte, demonstrando interesse em receber o apoio técnico e de incentivo da Agraer para aumentar a produção.
Na terça-feira (21), foi realizada uma palestra sobre pescados, no período matutino, para os produtores rurais, no assentamento São Joaquim. Na ocasião, o zootecnista, especialista em piscicultura, e coordenador municipal da Agraer de Três Lagoas, José Américo Boscaine, abordou temas visando um novo estimulo para os produtores adentrarem no setor.
Durante o encontro, além de informações técnicas sobre o assunto, também foi discutida a possibilidade de futuramente ser oferecida um curso de capacitação, ao grupo de produtores interessados no projeto, com perspectivas de implantação nos três assentamentos do município: São Joaquim, Alecrim e Canoas, através do sistema de criação “tanque escavado”.
Na parte da tarde, o engenheiro agrônomo e coordenador regional da Agraer de Três Lagoas, Jurandir Duque Júnior, sobre manejo e irrigação de pastagens, com destaque: na importância e benefícios da irrigação e seus critérios; condições mínimas para a implantação do manejo rotacionado em pastagens irrigadas; investimento inicial; dimensionamento do sistema e viabilidade econômica e o consumo de água para a irrigação.
“Em todas as palestras, os assentados e produtores, puderam esclarecer dúvidas. Eles se demonstraram entusiasmados e confiantes em novos projetos vindouros da parceria Agraer e Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como da administração Municipal de Selvíria”, concluiu Leandro Firmino.
Com informações Ascom Selvíria