O Diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Washington Willeman e o Secretário Executivo da Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Seaf), Humberto de Mello, estiveram no Assentamento Paraíso para reunião com agricultores familiares de Terenos e Sidrolândia para abordar a importância do acesso ao crédito rural para o fortalecimento das atividades produtivas.
Participaram do encontro o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Terenos Valdecir Batista Alves, a Coordenadora de compras institucionais da Seaf Carlinda Rezende e os agricultores familiares: o casal Ilza Miranda da Silva e Valdemir Lourenço da Silva, lote 32 do Assentamento Paraíso – em Terenos; e o casal Maria Cirsa Freitas Vieira da Silva e Francisco Barbosa da Silva do lote 13 do Assentamento Campo Verde – em Sidrolândia.
Ilza Miranda, do assentamento Paraíso, relatou aos participantes os avanços que teve ao acessar o crédito rural por meio do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). A produção que antes era de 70 litros de leite por dia saltou para 300 litros por dia, após a aquisição de ordenhadeira, reforma do curral, recuperação de pastagens e assistência técnica especializada.
Já o casal Maria Cirsa e Antônio fizeram o seu primeiro crédito de custeio com a Caixa Econômica Federal que estava presente no encontro. A expectativa dos agricultores é impulsionar a produção e gerar mais renda para a família.
A superintendente executiva de varejo Analu Fortes Melo, o gerente geral de rede Rodrigo Franco de Oliveira e o gerente da carteira Agro Tércio Mardine – da Caixa Econômica Federal – estiveram presentes para tirar as dúvidas e apresentar as linhas de crédito disponíveis aos agricultores familiares.
Texto: Fládima Christofari, Comunicação da Agraer
Fotos: Néia Maceno, Comunicação da Agraer