Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), André Nogueira, e a subsecretária de Reordamento Agrário da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), Raquel Satori, estiveram reunidos durante todo o dia, da última terça-feira (20), para discutir assuntos ligados às novas diretrizes do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e demais demandas do setor.
Segundo André Nogueira, dirigente da Agraer, o foco principal da reunião foi o Novo Manual Operativo do Crédito Fundiário. “Se, antes, os primeiros procedimentos em torno do processo de compra de terra eram iniciados na Agraer, agora, o cenário muda e, as medidas iniciais passam a ser tomadas pelas federações [movimentos sociais], nos municípios, com a aprovação do CMDR [Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural]”.
Para inteirar os movimentos sociais, técnicos da Agraer e demais profissionais envolvidos já está previsto de 10 a 14 de dezembro uma capacitação quanto ao Novo Manual. O curso abordará sobre os trâmites burocráticos de avaliação e compra de terra até a fundação das unidades produtivas, comunidades agrícolas, e assistência técnica prestada às famílias beneficiadas no PNCF.
A reunião ainda tratou sobre o Plano Operativo Anual (POA) das metas de trabalho do ano em curso, 2018, e das estabelecidas para 2019. Além dos dirigentes, o encontro contou com a participação de técnicos da Agraer e Sead.
Texto: Aline Lira/ Foto: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer