Em Coronel Sapucaia foi promovido, nos dias 13 e 14 de junho, diversas ações de práticas de conservação do solo e educação ambiental. Os trabalhos foram realizados no Centro de Atendimento ao Produtor (CAP), onde muitas atividades vem sendo executadas fruto da parceria da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente.
A Agraer disponibilizou quatro técnicos para os produtores que tinham necessidade de marcação de curva de nível e dois técnicos para fazer o georreferenciamento de duas propriedades. “Através de um drone um servidor da Agraer fez o levantamento dos impactos ambientais sofridos na extensão do APA do rio Amambai desde a nascente, em Coronel Sapucaia, até a divisa com Amambai”, disse o coordenador municipal Emerson Batista.
Batista ainda complementa, “foram realizadas palestras para os alunos da rede municipal em parceria com a polícia militar ambiental, além de uma demonstração dos trabalhos realizados com o auxílio do drone operado pelo técnico Douglas Pellin”.
No dia 14, foi realizada uma cerimônia de encerramento das atividades com a entrega de uma patrulha mecanizada e assinatura do termo de convênio de cooperação técnica entre a Agraer e o município de Coronel Sapucaia.
Essa parceria é oficializada através da lei de criação do CAP. Toda a estrutura do local vem permitindo o atendimento de produtores rurais e empresários do Município de Coronel Sapucaia, com vários trabalhos de preparação de áreas para plantio de diversos alimentos.
“O plantio de rama se destaca assim como o trabalho para reforma de pastagens para o gado leiteiro. A parceria com Departamento de Meio ambiente e os técnicos da Agraer também possibilita a prestação de serviço com marcação de curvas de nível para impedir à degradação do solo e evitar vários danos às propriedades e ao meio ambiente. A administração não está medindo esforços nestas áreas para ajudar a preservar o meio ambiente e ajudar os produtores rurais do município”, argumenta Emerson.
A aldeia Taquaperi também está sendo atendida através deste trabalho em conjunto entre poder municipal e estadual. Houve a distribuição de sementes de feijão e milho, óleo diesel para o trator do município, que se encontra em posse dos indígenas, para preparar a terra, assessoramento técnico para a produção alimentos e comercialização de seus produtos.
“Citamos aqui o feijão que já foi inserido na alimentação escolar através do Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar], nas escolas do município e estaduais, único município a ter, produtos de uma aldeia indígena, em seu cardápio escolar”, observou o coordenador municipal da Agraer de Coronel Sapucaia.
Fotos: Agraer de Coronel Sapucaia