O projeto “Mãos que fazem acontecer”, retomou suas atividades neste mês de agosto, após a paralização devido a pandemia. Segundo a Assistente Social da Agraer, Mayara A. F. Bardelli, estão sendo realizadas oficinas presencias de artesanato com materiais reciclados, no P.A. Bela Manhã, através da parceria entre a Agraer e a Prefeitura de Municipal de Taquarussu.
Como parte das atividades, aconteceu uma conscientização, através da Campanha Agosto Lilás. O Delegado da Polícia Civil Kaio ministrou uma palestra sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Abordou os tipos de violência como: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial. O evento foi organizado pelo CREAS do município juntamente com a equipe da Agraer.
As autoridades presentes reafirmaram a importância da temática, entre estas o Coordenador Regional da Agraer, Sandro Polloni, o Prefeito Clóvis José do Nascimento, a primeira dama Marilza, o vice-prefeito Edson, o Secretário de Agricultura Genivaldo Medeiros dos Santos, o Comandante da Polícia Militar Marcos Vinicius e os representantes do Sicredi, Guilherme e Lucas.
O representante do Sicredi, Guilherme, ressaltou que em breve haverá uma Agência no município para melhor atender a comunidade e que a entidade apoia este projeto na aquisição dos materiais que são direcionados a Associação dos Agricultores Familiares do Projeto de Assentamento Bela Manhã.
A Agraer e a Prefeitura Municipal de Taquarussu, vêm atuando juntos em várias frentes de trabalho. Segundo o Agrônomo da Agraer, Johnny M. Marques, recentemente no P.A. Bela Manhã, um grupo de 25 mulheres tiveram acesso ao Crédito Fomento Mulher. Nesse caso a parceria entre o Incra, Agraer e a Prefeitura Municipal fez mais uma vez a diferença na vida destas agricultoras familiares.
O recurso tem o objetivo de incentivar as atividades nas pequenas propriedades, contando também com a assistência técnica da Agraer e acompanhamento da prefeitura por meio da Secretária Municipal de Agricultura e Pecuária. O valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) com carência de 12 meses e rebate de 80%, será investido em gado, para aumentar a quantidade de leite, criação de pequenos animais e cultivo de frutas.
Texto e fotos: Escritório da Agraer de Taquarussu
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva