A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras de Mato Grosso do Sul) se uniram em prol do cooperativismo entre os pequenos produtores rurais do Estado. Em torno de 560 agricultores familiares em 38 assentamentos diferentes receberam capacitações o papel das pequenas propriedades na sustentabilidade econômica local.
“O objetivo principal foi capacitar os produtores rurais, trazendo conhecimento prático e conscientização sobre os benefícios do associativismo e cooperativismo para suas comunidades”, explicou o chefe do Setor de ATER da Agraer, Arnaldo Santiago Filho.
A ação alcançou 14 municípios. Além dos encontros com os produtores, foram realizadas duas palestras educativas para crianças e adolescentes da Escola Rural de Bataguassu, localizada no Assentamento Santa Clara, ampliando a conscientização sobre o papel do cooperativismo desde a infância.

Os eventos priorizaram linguagens simples e trocas de experiências entre os participantes, sempre trazendo para prática os conteúdos teóricos abordados. Os workshops também forneceram noções básicas de como formar cooperativas e associações e a importância dos princípios cooperativistas.
A parceria inovadora é reflexo de como a união de esforços entre as instituições pode transformar a realidade do campo, em especial, dos agricultores familiares. Não faltam exemplos de grupos formados com a finalidade de agregar valor aos produtos colhidos. A ideia é que essas iniciativas se espalhem para fortalecer ainda mais o trabalho de quem coloca o alimento na mesa dos sul-mato-grossenses.
