Parceria
A Agraer e o IFMS, ambos de Nova Andradina, se uniram no Projeto “Mulher em Ação”, para elaboração de um curso, em vídeo, sobre a “técnica de papietagem”, para ser ministrado às mulheres do Assentamento Santa Olga e aos demais interessados em artesanato.
O curso foi elaborado pela servidora da Agraer Mayara Firmino Bardelli, com apoio das professoras Yasmine Braga, Karina Ducatti e Rejane Trindade. Também contou com apoio logístico e técnico dos acadêmicos do curso de Agronomia Maria Rita Breve e Lucas Antonelli, além da Michele Cardoso e André Araújo, discentes do curso de Informática.
Curso
A servidora Mayara demonstrou todas as etapas de elaboração do artesanato, desde a escolha da barrica de plástico, preparo do fundo, preparo do jornal que será aplicado (rasgar e sapecar as bordas), colagem (por dentro e por fora) e o acabamento com aplicação de verniz. O resultado geralmente é muito agradável aos olhos. É possível se fazer fruteiras, porta revistas, enfeites, cobertura de superfície (ex.: mesa), entre outras.
O artesanato pode ser visto como uma boa terapia, uma oportunidade de enfeitar e organizar o lar e, até mesmo, como uma alternativa de obtenção de renda extra. Várias produtoras já utilizaram a técnica.
Como participar
Os interessados podem acessar o canal digitando “Mayara Bardelli” no YOU TUBE e fazer suas inscrições. Poderão ver esse e outros vídeos novos. Também pode acessar o pelo link HTTPS://youtu.be/ZyYjq9hzxGM
“Agradeço aos parceiros e ao nosso Coordenador Regional Sandro Polloni e ao Diretor-presidente da Agraer André Nogueira pelo incentivo para procurarmos iniciativas diferentes, em tempos de pandemia”, destacou a “Professora” Mayara.
“A parceria para oferecermos esse curso abre portas para desenvolvermos outros temas relevantes, como associativismo, juventude rural, mulher rural e previdência”, lembrou o Coordenador Regional da Agraer Sandro Polloni.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação