Agraer e Embrapa Agropecuária Oeste promovem dia de campo sobre bovino de leite

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 5, 2017 as 10:23 | Voltar

Campo Grande (MS) - Na última semana, no dia 29 de junho, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Iguatemi e a Embrapa Agropecuária Oeste, do município de Dourados, realizaram um dia de  campo sobre pastagem  e alimentação de bovinos leiteiros no Projeto de Assentamento (PA) Auxiliadora.

O pesquisador doutor Cláudio Lazzarotto, apresentou in loco as cultivares de pastagens da Embrapa, tais como: as cultivares Marandu, Paiaguás, Piatã (variedades da Brachiaria brizantha) e as cultivares Tamani, Zuri, Tanzânia, Aruana, Mombaça (Panicum Maximum), além do capim-elefante, as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi.

“É de grande importância da calagem e adubação na reforma de pastagem. O cultivo consorciado de milho com braquiária tem se mostrando bastante eficiente para a formação de palhada e/ou pasto, contribuindo na melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, por mantê-lo coberto por mais tempo. Com mais umidade no solo, após a colheita do milho é possível utilizar a pastagem para alimentação ao gado”, enfatizou o pesquisador.

A pesquisadora e zootecnista da Embrapa, Marciana Retore, também relatou potencialidades de algumas cultivares. “O uso do capim-elefante anão para pastejo, BRS Kurumi, e capim elefante Capiaçu para alimentação é excelente sob a forma de silagem para o gado leiteiro”.

O zootecnista da Agraer de Iguatemi, Miguel Domingues, destacou a importância deste tipo de evento para a transferência de tecnologias ao pequeno produtor rural. “Contribui com a melhoria da produtividade pecuária com incremento na renda visto que os recursos para investir em tecnologia para o pequeno produtor é menor em relação ao médio e grande produtor”.

Durante toda a programação os produtores participaram com perguntas e discussões sobre as pastagens utilizadas na região e esclareceram dúvidas na escolha do melhor tipo de pasto para cada tipo de propriedade.

A ação contou com apoio da Prefeitura de Iguatemi através do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Delsio Adelfo Sovernigo, que participou do dia de campo. A Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora (Asplansa) também colaborou com as atividades na comunidade agrícola.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.