Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Agraer e Embrapa Agropecuária Oeste promovem dia de campo sobre bovino de leite

  • 05 jul 2017
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – Na última semana, no dia 29 de junho, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Iguatemi e a Embrapa Agropecuária Oeste, do município de Dourados, realizaram um dia de  campo sobre pastagem  e alimentação de bovinos leiteiros no Projeto de Assentamento (PA) Auxiliadora.

O pesquisador doutor Cláudio Lazzarotto, apresentou in loco as cultivares de pastagens da Embrapa, tais como: as cultivares Marandu, Paiaguás, Piatã (variedades da Brachiaria brizantha) e as cultivares Tamani, Zuri, Tanzânia, Aruana, Mombaça (Panicum Maximum), além do capim-elefante, as cultivares BRS Capiaçu e BRS Kurumi.

“É de grande importância da calagem e adubação na reforma de pastagem. O cultivo consorciado de milho com braquiária tem se mostrando bastante eficiente para a formação de palhada e/ou pasto, contribuindo na melhoria das condições físicas, químicas e biológicas do solo, por mantê-lo coberto por mais tempo. Com mais umidade no solo, após a colheita do milho é possível utilizar a pastagem para alimentação ao gado”, enfatizou o pesquisador.

A pesquisadora e zootecnista da Embrapa, Marciana Retore, também relatou potencialidades de algumas cultivares. “O uso do capim-elefante anão para pastejo, BRS Kurumi, e capim elefante Capiaçu para alimentação é excelente sob a forma de silagem para o gado leiteiro”.

O zootecnista da Agraer de Iguatemi, Miguel Domingues, destacou a importância deste tipo de evento para a transferência de tecnologias ao pequeno produtor rural. “Contribui com a melhoria da produtividade pecuária com incremento na renda visto que os recursos para investir em tecnologia para o pequeno produtor é menor em relação ao médio e grande produtor”.

Durante toda a programação os produtores participaram com perguntas e discussões sobre as pastagens utilizadas na região e esclareceram dúvidas na escolha do melhor tipo de pasto para cada tipo de propriedade.

A ação contou com apoio da Prefeitura de Iguatemi através do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Delsio Adelfo Sovernigo, que participou do dia de campo. A Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora (Asplansa) também colaborou com as atividades na comunidade agrícola.

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital