A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural realizou, em parceria com a CCGE/MS (Controladoria Geral do Estado), no auditório da sede, a palestra “O Compliance no Setor Público”. O encontro, promovido na quarta-feira (19), contou com a presença de servidores da Central, da regional de Campo Grande e do Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Cepaer).
Na oportunidade, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Agraer e a CGE-MS, formalizando o compromisso da Agência de executar o programa de compliance dentro de suas repartições. A palestra foi gravada e, em breve, estará disponível para acesso dos servidores do interior do Estado.
O diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, frisou a importância do compliance como política pública implementada pelo governador Eduardo Riedel, por meio de decreto, em todas as instituições públicas estaduais. “A Agraer já vem trabalhando com o compliance há algum tempo. Tanto que, há um ano e meio, nossa equipe foi premiada com o segundo lugar em um concurso nacional em Brasília com o tema compliance”, afirmou.
A secretária adjunta da Segov, Ana Carolina Nardes, ressaltou a relevância da gestão baseada no Compliance. “Ao invés de olharmos para o que é importante, estamos sempre focados no que é urgente. Brinco que não somos servidores, mas bombeiros, sempre apagando incêndios. O Compliance nos permite parar para olhar para o que é importante em todos os processos, garantindo efetividade e eficácia na instituição pública. Não se trata de uma gestão burocrática, mas sim de uma administração gerencial que aprimora nossas entregas de serviços à população”, explicou.
O diretor-geral de Governança e Compliance da CGE/MS, Everson Cordeiro, destacou em sua palestra que o compliance representa uma verdadeira transformação cultural na administração pública. “Trata-se de um conjunto de ações voltadas para a transparência, prevenção à corrupção e melhor aplicação dos recursos públicos, garantindo mais eficácia na gestão e promovendo boas práticas dentro das instituições”, afirmou. Durante sua apresentação, ele ressaltou a importância do compromisso contínuo dos órgãos públicos na adoção dessas diretrizes para fortalecer a governança e a confiança da sociedade.
Na sequência, outras duas palestras foram ministradas. Uma sobre integridade no compliance, ministrada pelo auditor do Estado, Cauê Varesqui, e a outra sobre gestão de riscos, conduzida por Amanda Leão e Thiago Gonçalves.
Araquem Midon, gestor de Compliance na Agraer, explica os próximos passos da institucionalização do programa a partir de agora. “Seguimos com duas frentes principais: o Programa de Integridade e a Gestão de Riscos. O primeiro já conta com um comitê setorial e um grupo de trabalho formado. A partir do diagnóstico do ambiente de integridade, iremos elaborar um plano de ação validado pelo comitê estadual, publicado e monitorado para garantir a efetividade. Já na Gestão de Riscos, vamos mapear os principais processos da Agraer, identificar e priorizar riscos, definir estratégias de mitigação e acompanhar os resultados para assegurar uma administração mais eficiente e segura”.
O evento também contou com a presença do controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, além de servidores da Agraer e membros da equipe técnica do Compliance da CGE-MS.