Cenouras, batatas, espinafre e mandioca normalmente acabam descartados quando fogem do padrão comercial em tamanho e forma, ainda que em perfeito estado para consumo. Porém, nas mãos de 12 mulheres do bairro Nova Minas Gerais esses vegetais podem virar deliciosos pães e bolos.
A receita do empreendedorismo foi ensinada por extensionistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural)/Semadesc em um curso idealizado pelas Ceasa (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) a pedido da associação de moradores do bairro.
Dessa forma, a capacitação abre margem para que as participantes melhorem a alimentação de suas famílias com alimentos enriquecidos e ainda possam fabricá-los para venda na vizinhança.
“Eu quero agradecer imensamente essa porta aberta. Todas que estão aqui são mulheres que trabalham para fazer crescer e acontecer. Nossa região foi muito abençoada”, afirma a presidente da Associação de Moradores do bairro Nova Minas Gerais, Iracy Mendes de Lima.
O coordenador regional da Agraer de Campo Grande, Silvio Vargas, destacou a importância desses cursos. “Os pães podem se transformar em uma fonte de receitas e a associação pode até montar uma agroindústria em sua sede. Além disso, panificação é apenas um dos cursos que nós podemos oferecer. No futuro, podemos até pensar em uma capacitação sobre conservas. Parabenizo vocês e a iniciativa das Ceasa”, afirmou.
Já o diretor-presidente das Ceasa, Daniel Mamédio do Nascimento, agradeceu as parcerias e elogiou o trabalho que a associação de moradores tem feito.
“Toda empresa tem sua missão e visão assim como nós. Nós temos um tripé de valores: justiça, eficiência naquilo que queremos e temos a responsabilidade social, como neste curso: estender a mão àqueles que lutam para dar um dia melhor para o próximo”, disse.
Multiplicando Conhecimento
Na primeira aula, a nutricionista da Agraer Maria Tainara Carneiro explicou como manipular e higienizar corretamente os alimentos que serão utilizados e ainda deu dicas de alimentação saudável. Na segunda, as instrutoras foram as extensionistas Cleonice Jacomelli e Aline Najara Domingos Gonçalves, responsáveis pela parte prática.
O espaço utilizado no preparo dos pães e bolos foi o CPA (Centro de Processamento de Alimentos) da Prefeitura de Campo Grande, cedido pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
No terceiro e último dia, o enfermeiro-chefe do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Elias de Souza Campos, deu uma palestra sobre alcoolismo, tabagismo e DSTs, além de aferir a pressão arterial e medir o nível de glicemia das participantes.
Após a entrega dos certificados, os produtos fabricados no dia anterior foram degustados por todos os participantes.
Texto e fotos: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva