O Centro de Pesquisas e Capacitação da Agraer (Cepaer) distribuiu, na Semana do Meio Ambiente, um total de 600 mudas de guavira para o plantio em 12 escolas municipais de Campo Grande. O objetivo é levar educação ambiental às escolas e preservar a fruta nativa do Cerrado e símbolo de Mato Grosso do Sul. A iniciativa é do Cepaer, em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e Secretaria Municipal de Educação (Semed). Até o final deste ano 2 mil mudas serão distribuídas pelo Cepaer a escolas da rede municipal.
De acordo com a gerente de pesquisas do Cepaer, Dra. Ana Ajalla Volpe, pesquisadora da fruta há 15 anos, a guavira é uma espécie que faz parte da história do Mato Grosso do Sul e deve ser preservada. “O nome guavira só se usa em MS, ela é uma árvore frutífera de baixo investimento e que se adapta bem às condições de solo e do clima local”, destacou.
Ajalla apresentou as técnicas de plantio e manejo da guavira para profissionais da educação da Semed na última segunda-feira, 6 de junho. A partir desta palestra e com o acompanhamento dos extensionistas rurais do escritório da Agraer em Campo Grande, as escolas definirão as datas para iniciar o plantio.
“Essa iniciativa busca a preservação da biodiversidade, o resgate cultural do hábito de consumir a guavira e diversificar as opções de plantio de mudas. A partir de várias pesquisas que fizemos no Cepaer, decidimos que essa é a planta ideal para se trabalhar nos espaços escolares”, frisou Ana Ajalla.
Até o momento as escolas beneficiadas com a doação de mudas foram: Darthesy Novaes Caminha, José Mauro Messias da Silva, José Carlos de Lima, Professor Aldo de Queiroz, Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista, Senador Rachid Saldanha Derzi, Juracy Galvão Oliveira, Adélia Leite Kraviec, Escola Agrícola Barão do Rio Branco, Escola Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo e Emei Santa Emília.
Texto e fotos: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva