Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira, 6 de dezembro, as instituições, públicas e privadas, de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Brasil comemoram o Dia do Extensionista, conforme o Projeto de Lei n.º 2.191/07 aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.
A diretoria da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) aproveita a data para parabenizar todos os extensionistas, em especial, os seus 243 profissionais atuantes na zona rural, sejam em sítios de produtores tradicionais, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, assentamentos ou comunidades de pescadores.
Mais que um técnico que orienta, capacita e promove ações que contribuem para a ampliação e consolidação do setor agropecuário, o extensionista rural significa ser um agente de transformação social e de certa forma ser um porto seguro para agricultores familiares.
Profissional que faz do compartilhar conhecimentos uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que ensina também troca com os saberes dos agricultores e juntos constroem a melhor metodologia de trabalho rural levando sempre em consideração a vocação de cada família e o meio cultural que a circunda.
Em todo o Brasil, estima-se que tenha 17 mil extensionistas rurais atuando em entidades estaduais de Ater em mais de 4 mil municípios. Profissionais que são peças-chaves por possibilitar a criação e implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável, em todo o território nacional, em busca de solucionar problemas, diminuindo a desigualdades sociais, com maior oferta de emprego no campo, combate ao êxodo rural, e promoção e segurança alimentar em nosso país.
Aos extensionistas da Agraer o nosso muito obrigado!
Publicado por: