A equipe da Agraer de Ponta Porã, coordenada pelo Eng. Agrônomo Dr. João Alfredo Neto da Silva, pela Enga. Agrônoma Ramona Jorgina Teixeira de Araújo, pelo Gestor de Desenvolvimento Rural Paulo Roberto da Silva e pela estagiária de agronomia Maiara Souza Cavalheiro Talavera, está desenvolvendo um trabalho junto as comunidades indígenas, no intuito de incentivar e auxiliar a produção de hortifrúti (frutas, legumes, hortaliças).
Foram realizadas visitas às lideranças das Comunidades Lima Campo e Kokueí para entrega de kits de sementes de diferentes espécies como: quiabo, maxixe, vagem, abobrinha, alho, ervilha e chuchu, espécies as quais foram solicitadas pelas comunidades. Foram entregues os kits para seis produtores que irão fazer parte do Projeto de venda de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar para o PAA municipal.
O Eng. Agrônomo João Alfredo Neto da Silva relata a importância de distribuir sementes de espécies que as comunidades já trabalham, pois já conhecem o sistema de produção e tem afinidade com as mesmas.
Outro ponto importante a relatar, é que são espécies de menor exigências tecnológicas, possibilitando que se alcance maior êxito na produção.
O produtor Marciano relata ser muito importante receber essas sementes, pois assim conseguem produzir e gerar sua própria fonte de renda, para o sustento da família e também para adquirir mais sementes e insumos para continuar produzindo.
Existe a demanda por muitos insumos e sementes de outras espécies, como amendoim e milho pipoca, desta forma as parcerias são de extrema importância para que possamos atender cada vez mais produtores.
Texto e fotos: João Alfredo Neto da Silva – Agraer Ponta Porã