O escritório Local da Agraer, em Nova Alvorada do Sul, sob a coordenação do Eng. Agrônomo João Marcelo Beltrame, elaborou projetos para os agricultores familiares do município, que se transformaram em contrato efetivo e, aplicando a quantia de R$ 1.246.096,03, no ano agrícola de 2020/21, ou seja, de julho de 2020 a junho de 2021. Além de R$ 160.000,00 de Fomento Mulher.
A parceria com a Prefeitura Municipal, em especial com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, liderada pela Elisméia Borges, colaborou bastante com os benefícios que os produtores pequenos tem alcançado, pois assim, foi possível otimizar os recursos físicos e humanos das Instituições em prol de uma Assistência Técnica e Extensão Rural mais efetiva, que resulta no aumento de renda daqueles agricultores.
O crédito rural é um instrumento fundamental para alavancar a produtividade das atividades agrícolas desenvolvidas, onde a racionalização da mão-de-obra, a melhoria da alimentação dos animais e a geração de renda pelas mulheres dos assentamentos, são avanços que refletirão a curto prazo na qualidade de vida das famílias que acessaram as diferentes linhas de crédito e de fomento.
Naturalmente, que a assistência técnica fará a diferença para o sucesso das atividades desenvolvidas, pois trata-se de financiamento que deverá ser pago aos agentes financeiros, que uma vez adimplidos, os produtores poderão acessar outras vezes, melhorando cada vez mais seus sistemas de produção.
A seguir observar-se os valores dos créditos liberados para custeio e investimento, além do Fomento Mulher, para 32 mulheres, em dois assentamentos rurais:
“A Agraer sempre ao lado dos agricultores familiares que buscam melhorias para a suas propriedades ou de seus lotes localizados nos Projetos de Assentamentos (P.A.) da Reforma Agrária. O crédito rural é uma ferramenta, que se bem utilizada, contribui para geração de postos de trabalho e renda dessas unidades produtivas, que, em regra, produzem alimentos básicos e de qualidade para as famílias das cidades”, comenta o Diretor-Executivo Fernando Nascimento.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Foto: Divulgação
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva