Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Agraer de Ivinhema e Instituto Federal de Naviraí realizam aula prática sobre enxertia

  • 29 ago 2023
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Alunos do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) campus Naviraí, da turma do 5° período da Agronomia, participaram de uma aula prática sobre propagação vegetativa de plantas com o casal de extensionistas rurais Valdeci Sebastião e Teonília Pereira do escritório da Agraer em Ivinhema.

Os acadêmicos aprenderam técnicas de enxertia pelo método de borbulhas em T invertido, garfagem de fenda cheia, inglês simples, borbulha de placa ou escudo, clonagem de plantas e alporque. As aulas foram acompanhadas pelo do professor da turma Daniel Zimmermann Mesquita.

Segundo ele, a disciplina de propagação de plantas é fundamental para a formação do engenheiro agrônomo, pois é a base para que eles possam trabalhar com fruticultura, olericultura e floricultura no futuro. “A partir dos conhecimentos básicos das técnicas da enxertia, estaquia e alporque, o estudante poderá trabalhar e se especializar futuramente em diversos setores, como viveiros e agencia de extensão rural”, afirmou.


O extensionista Valdeci destacou que o treinamento visa a capacitação e preparação de uma mão-de-obra qualificada, capaz de desempenhar um papel importante no desenvolvimento da fruticultura no Estado de Mato Grosso do Sul e Brasil. “Essa é uma área que precisa ser mais desenvolvida pois tem enorme potencial principalmente aqui no estado”.

Para o coordenador regional da Agraer, Sandro Polloni, o fortalecimento da parceria com o Instituto federal de Naviraí vai contribuir ainda mais com o desenvolvimento da fruticultura e da olericultura na região.

O evento contou com a colaboração da Secretaria de Agricultura De Ivinhema. O técnico Valmir Cruz, representando a secretaria, ressaltou que a parceria com Agraer tem proporcionado eventos muito importantes como esse, capazes de fortalecer o desenvolvimento do setor da fruticultura.

 

Texto: Fládima Christofari com informações do escritório da Agraer em Ivinhema

Fotos: Valdeci Sebastião, escritório da Agraer em Ivinhema

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital