Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), de Itaquiraí promoveu um encontro alusivo à data.
A celebração aconteceu, no último dia 08 de março, com a participação da Associação de Mulheres Unidas do Assentamento Santo Antônio (Asmusa), a partir das 8 horas da manhã, na sede assentamento.
A Asmusa existe desde de 2015, foi registrada em 2016 e ao longo de sua existência vem sendo assistida pela equipe da Agraer. “Desde o início da associação, promovemos palestras, cursos de capacitação, de cooperativismo e associativismo, atendendo cerca de 120 mulheres naquela região. Estamos colaborando para que a associação consiga um espaço para a comercialização de produtos” destacou Adriano Alvino Schuffner, coordenador técnico municipal.
“As mulheres sempre foram importantes no campo, mesmo quando elas participavam de forma mais caseira como mães e esposas, mas hoje isso se modificou e elas precisam ser ativas na parte de prover o sustento da família. Muitas dessas mulheres, associadas da Asmusa, trabalham fora e ainda fazem o serviço do lar, essa associação é importante porque elas, em conjunto, podem conseguir tirar um sustento de dentro da propriedade” salientou Alessandra de Afonseca e Silva, Coordenadora Regional de Naviraí.
Além de destacar a importância da associação entre as mulheres, o evento possibilitou a divulgação da mesma. “Encontros assim ajudam as pessoas conhecerem o nosso trabalho”, avaliou Adriana Souza Assis, presidente da Asmusa.
Como parte da programação, o depoimento da cabo Greice, como é conhecida na região, comoveu muitas mulheres presentes. O relato sobre a sua trajetória de vida e os desafios para se tornar uma policial militar, foi importante para enaltecer a força feminina também tão presente no contexto rural. No encerramento, um café da manhã com produtos produzidos pelas associadas foi servido a todos os convidados.
Também estiverem presentes Flávia Miranda, secretária de Assistência Social de Itaquiraí e os vereadores Carlos Alberto Prado, Ariadne Gheller, Cícero do Táxi, Marcia Felipus, Maria da Bello, Antônio Francisco da Silva e José Antonio Fernandes.
Texto: Igor Moura – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Itaquiraí