Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Itaquiraí juntamente com a Secretaria Municipal da agricultura e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) realizou a entrega das 700 sacas de sementes de milho para quatro associações de pequenos produtores rurais.
A ação contou com a coordenação da engenheira agrônoma Ariadne Gheller. “Temos conhecimento das necessidades dos assentados de Itaquiraí e, por conta disso entrei em contato com a coordenadora regional Alessandra Afonseca, o gerente de Desenvolvimento Agrário Araquem Midon para auxílio na disponibilização de 700 sacas de semente de milho para o município”, disse.
“Desde então foi feita uma parceria com a prefeitura e a Secretaria de Agricultura, responsáveis por fazer a logística de buscar, armazenar e entregar todo o material aos produtores”, detalhou Ariadne.
Foram beneficiadas as seguintes entidades: Associação Ouro Branco e a Associação Diamante Verde ambas do assentamento Guaçu; Associação dos Produtores Luz Brilhante do Projeto de Assentamento (PA) Lua Branca e Associação 8 de março, do assentamento Santa Rosa)
O secretário de Agricultura de Itaquiraí, Ivanir Vieira, lembrou que o apoio da direção da Agraer foi essencial para que as sementes chegassem até as mãos dos agricultores. “Em conversa, no dia 23 de março, com o diretor-presidente Enelvo Felini foi reforçado o pedido e ficou acertado o interesse nesta parceria. Acredito que desta forma daremos apoio à agricultura familiar”.
De acordo com a engenheira agrônoma Ariadne Gheller, novos procedimentos serão dados dentro desse trabalho, incluindo o atendimento individual dos produtores. “Será necessário fazer o cadastro dos produtores, na Agraer de Itaquiraí. Os agricultores também terão de atender os seguintes requisitos: ser assentado pela reforma agrária e ter a DAP [Declaração de Aptidão ao Pronaf] ativa”.
“Acredito que estamos no caminho certo, pois a parceria governo do Estado, por meio da Agraer e o apoio do Incra, da Prefeitura de Itaquiraí e da Secretária Municipal de Agricultura estão caminhando no mesmo sentido, com os objetivos semelhantes. Não tenho dúvida que os pequenos produtores de Itaquiraí serão sempre beneficiados da melhor forma possível”, concluiu a agrônoma.
Texto: Aline Lira – Assessoria de Comunicaçãoda Agraer