Agraer de Coxim visita produção de Melancias Gigantes no Assentamento Piquiri em Sonora

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, agosto 31, 2021 as 09:19 | Voltar

A Agraer de Coxim, representado pelo Engenheiro Agrônomo Carlos Sanches, realizou uma visita de trabalho no produtor Valdemar Lopes Alves, no lote 84 no Assentamento Piquiri (Carlos Roberto Soares de Mello), município de Sonora, onde a atividade principal é a fruticultura comercial, com um plantio de melancias e criação de pequenos animais em uma área de 10ha, utilizando como mão de obra familiar. O produtor tem operações de crédito rural recursos do Pronaf Mais Alimentos.

Uma das fontes de renda é obtida vendendo a produção de melancia para o mercado local e abastecendo o Atacadão e o Assaí no município de Rondonópolis-MT.

O produtor destacou a parceria da Agraer e toda equipe técnica local, que desde o início do assentamento está presente e atuante na vida desses produtores.

A equipe técnica local da Agraer de Coxim está orientando alternativa nas covas do plantio da melancia, substituindo a adubação mineral, considerando uma alternativa sustentável do ponto de vista ambiental e econômico.

A Agraer de Coxim trabalha com alternativas de manejo e condução dos frutos, visando atender o mercado local e interestadual com frutos pequenos e de fácil comercialização, apesar do produtor produzir melancias de até 25 quilos na propriedade, mas que inviabiliza o transporte do produto, embora este fruto de certa forma exótico e curioso.

O representante local da Agraer, o Engenheiro Agrônomo João Bosco afirmou que a prioridade são as pequenas propriedades e os assentamentos rurais.

O produtor ainda tem um custo muito alto com o frete para transporte do seu produto, este é uma das dificuldades que a Agraer deverá colaborar com o produtor para minimizar esse custo.

 

Texto e fotos: – Carlos Sanches escritório da Agraer de Coxim

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.