Agraer de Angélica inicia Ações do Programa Produzir Brasil no Assentamento do Município

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 30, 2021 as 08:28 | Voltar

A Agraer deu início às ações do Programa de Consolidação de Assentamentos - Programa Produzir Brasil, que visa apoiar as famílias assentadas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária no Estado do Mato Grosso do Sul, formalizado através do Instrumento Específico de Parceria (IEP) entre a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

“Vínhamos há algum tempo desenvolvendo um trabalho voltado ao fortalecimento do P.A. Angélica e o Programa Produzir Brasil veio ao encontro de nossos esforços, pois teremos a oportunidade de nos dedicar ainda mais às famílias assentadas do município”, destacou George Pereira, Engenheiro Agrônomo e Coordenador Municipal da Agraer de Angélica.

Apenas 08 assentamentos do estado, contemplando 05 municípios, fazem parte do programa, que terá duração de 02 anos. O evento realizado foi a Reunião de Mobilização e Seleção das Famílias, sendo a primeira meta do Plano de Trabalho, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre assentados e técnicos.

“A Agraer tem nos ajudado muito tanto na assistência técnica quanto no apoio à obtenção de documentos para a regularização dos lotes e temos certeza que com esse programa vamos conseguir produzir mais e melhor”, lembrou o produtor rural José Antônio de Souza, presidente da Cepacal (grupo formal do assentamento).

Presentes no evento, o Extensionista Édison Cassuci e as Gestoras Sócio Organizacionais da Agraer, Derly Maria Castelo Branco e Mayara Firmino Bardelli, esclareceram aos participantes, a importância da equipe multidisciplinar composta por técnicos e também pelas Assistentes Sociais que atuam no auxílio ao acesso a uma rede de informações sócioassistencial para a obtenção dos benefícios disponíveis, como serviços, programas e projetos, que muitos desconhecem.

Sandro H. Polloni, Coordenador Regional de Nova Andradina, lembrou da importância da Assistência Técnica e Extensão rural, hoje restrito a 20% dos agricultores familiares, para que se possa acessar adequadamente as políticas públicas, consiga ser competitivo e agregar valor ao seu produto, bem como aumentar a renda da sua família.

O evento contou ainda com a participação do Médico Veterinário Arnaldo Santiago Filho, da Gerência de Desenvolvimento Agrário, localizado em Campo Grande.

Texto e fotos: Escritório da Agraer de Angélica

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.