Agraer colabora com o Dia de Campo do Projeto Rural Sustentável – Cerrado

  • Publicado em 05 maio 2022 • por Alcineia Santos Maceno da Silva •

  • A zooctenista Jovelina de Oliveira apresentou técnicas de manejo de abelhas sem ferrão em sistemas agroflosterais

    A zooctenista da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Jovelina Maria de Oliveira, ministrou oficina sobre o Manejo de Abelhas sem Ferrão em Sistemas Agroflorestais no Dia de Campo realizado no Sítio S&P – unidade demonstrativa do Projeto Rural Sustentável-Cerrado -, localizado no assentamento Nazareth, em Sidrolândia.

    Os Dias de Campo do Projeto Rural Sustentável visam a troca de experiências entre produtores rurais, técnicos de assistência técnica e extensão rural (Ater) e organizações relacionadas para a promoção e disseminação da adoção de novas tecnologias produtivas. O projeto irá beneficiar mais de 170 produtores de Sidrolândia.

    O Sistema Agroflorestal está inserido como tecnologia dentro da vertente Integração-Lavoura-Floresta utilizada pela proprietária do sítio que recebeu o evento, a Sra. Maria Alzenir da Silva. Conforme os organizadores, os Dias de Campo representam o Projeto Rural Sustentável-Cerrado na prática e proporcionam uma reflexão sobre a forma de produção e os possíveis caminhos de melhorias. O projeto prevê a realização de outros 650 eventos como este.

    Conheça o Projeto Rural Sustentável – Cerrado

    Aumentar a produtividade agrícola sem agredir o meio ambiente é um dos grandes desafios atualmente no mundo e o que move o Projeto Rural Sustentável – Cerrado. Durante 4 anos (2019-2023), há a atuação junto a produtores(as) rurais e demais atores, nos estados do Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, em 101 municípios, com a promoção de tecnologias de baixa emissão de carbono, a fim de melhorar o acesso à assistência técnica, à capacitação e ao crédito, bem como fortalecimento de organizações produtivas locais.

    O projeto é financiado por Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com recursos oriundos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.

    Informações

    Para saber mais informações sobre os Dias de Campo, entre em contato através do número (61) 99301-0992 (WhatsApp).

     

    Texto: Fládima Christofari – Assessoria de Comunicação da Agraer

    Fotos: Hilbaty Rodrigues – Projeto Rural Sustentável – Cerrado

    Categorias :

    Geral

    Veja Também