Campo Grande (MS) – Pontuar gargalos para o desenvolvimento da agricultura familiar de Coronel Sapucaia e promover a entrega de insumos agrícolas para a aldeia Taquaperi pelo Proacin - Programa de Apoio as Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul. Foi com esse propósito em agenda que o diretor-presidente Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini esteve, na última quinta-feira (21), com agricultores e servidores da Agraer no Município.
Na aldeia Taquaperi, o Proacin vai beneficiar 696 famílias da etnia Guarani Kaiowá com a entrega de 10 sacos de sementes de feijão, 20 sacos de sementes de milho e 1.100 mil litros de óleo diesel para os tratores em operação no campo. “Os agricultores indígenas dedicam suas terras para o cultivo de mandioca, milho e feijão, sendo esses dois últimos garantidos através da doação de sementes pelo Proacin. Temos bons exemplos como os indígenas Airton Rossate e José Domingues, ambos já começaram ter os seus primeiros retornos com a colheita do feijão”, evidenciou o coordenador municipal da Agraer de Coronel Sapucaia, Emerson Moreira.
Durante o repasse de insumos o agricultor Airton Rossate falou com orgulho dos resultados obtidos através da força do seu trabalho e apoio do executivo estadual. “Já conseguimos bons lucros com a venda dos produtos para o Pnae [Programa Nacional de Alimentação Escolar]”, afirmou.
O agricultor José Domingues é outro que tem melhorado a sua renda através das políticas públicas tanto do governo Estadual como do Federal. Tanto que uma entrega de feijão foi formalizada entre o pequeno produtor indígena e a direção da Escola Estadual Coronel Sapucaia. “É a primeira escola da rede estadual de Mato Grosso do Sul que adquire alimentos pelo Pnae. O diretor Reginaldo de Alencar Arnald está de parabéns pela iniciativa pioneira. Adquirir gêneros de aldeia indígena para a alimentação escolar é uma forma de cuidar da alimentação dos alunos e ao mesmo tempo valorizar a produção local”, avaliou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Na avaliação do engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Etno Desenvolvimento da Funai de Brasília, Bruno Barreto, o governo do Estado sob gestão de Reinaldo Azambuja está avançando em termos de equidade entre os povos. “Você percebe que o poder público estadual está muito a frente por entender a importância deste programa para a agricultura familiar indígena. Essa atitude serve de exemplo para todo o Brasil, essa comercialização de alimentos indígenas para as escolas é uma ação visionária”, enfatizou.
Demandas e Boas Práticas
Após a cerimônia do Proacin, foi a vez de do dirigente Enelvo Felini o trabalho na Piscicultura Vale Verde, da pequena produtora Aparecida Graucionina Bernard, mais conhecida como Dona Glaucia.
Referência na região pelas boas práticas, a comitiva da Agraer pode conhecer o dia a dia produtivo do local que além do peixe também tem produção em hortaliças e frutas a exemplo do abacaxi.
Além da propriedade, também foi apresentado ao diretor-presidente o modelo caseiro de um Airador que esta sendo desenvolvido pelo técnico da Agraer Douglas Pelin, e construído pelo secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Horst Martins.
Trata-se de um equipamento de extrema importância para melhorar a produtividade na piscicultura, ele é colocado na superfície dos tanques com a finalidade de realizar a incorporação de oxigênio na água, ou seja, fazendo com que ele se torne oxigênio dissolvido. O equipamento impede que ocorra queda de oxigênio capaz de causar mortalidade de peixes.
“Nunca a nossa área rural teve tantos trabalhos sendo desenvolvidos. Apesar da crise que assola os municípios e todo o nosso País. Uma visita dessas traz ânimo e esperança para nós, de Coronel Sapucaia, continuamos perseverando mesmo diante de todas as dificuldades”, afirmou o secretário Jairo Horst Martins.
Também foi promovida uma reunião no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) de Coronel Sapucaia para falar sobre os gargalos da agricultura familiar da região, em especial a quantidade insuficiente de patrulhas mecanizadas para atender os pequenos produtores.
De acordo com o grupo de produtores e servidores da prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento está com dificuldade de manutenção da única patrulha que está a serviço da agricultura familiar. “Dentro da programação do governador Reinaldo Azambuja está prevista a entrega de uma patrulha mecanizada ainda este ano para Coronel Sapucaia. O governo vem investindo forte na pequena produção e a estimativa é de que sejam entregues 2 mil equipamentos até o final da sua gestão. É um marco para o Estado, pois nunca se investiu tanto na agricultura familiar sul-mato-grossense”, informou Felini.
Acompanharam a agenda da Agraer, os vereadores Patrick Pereira e Roberto de Oliveira, os secretários de Finanças e de Saúde, Adriano Vermolhem, Flavio Galdino, respectivamente, o presidente do PRÓS, Laurindo Pereira, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Macena, e o presidente da Associação de leite (Aproleite) Renato Haverot. Além de lideranças indígenas e produtores representantes das colônias Sanga Moroty, Isla Lopes, Colonia Brasil, Mangay, Empresa Velha e Serro Peron.
Texto: Aline Lira/Fotos: Néia Maceno - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: